O time brasileiro feminino tem um grande desfalque para a fase final dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Durante a noite desta quinta-feira, o COB divulgou uma nota de suspensão provisória da atleta Tandara. De acordo com a nota, a atleta cometeu “potencial violação da regra antidopagem” em exame feito dia 7 de julho no centro de treinamento da CBV em Saquarema.
+ ‘Tô na raiva, com vontade de ganhar’, desabafa Isaquias Queiroz
+ Pedro Barros é elogiado por Ronaldinho Gaúcho: ‘Zerei a vida’
+ Gabriel Medina alegou “calendário” como razão por não ter se vacinado, afirma reportagem
Tandara voltará para o Brasil ainda nesta sexta-feira (06). De acordo com reportagem realizada pelo jornal “O Globo”, o uso de um remédio para controle menstrual foi o suspeito de ter gerado a potencial violação de regra antidopagem envolvendo a atleta brasileira.
O jornal afirmou que a oposta desconfia que a alteração se deu por conta da tentativa de regular seu ciclo menstrual. O uso do remédio teria sido autorizado pela Confederação Brasileira do Vôlei, que tinha ciência do tratamento de Tandara.
Assim que o Comitê Olímpico Brasileiro confirmou o episódio, a jogadora foi retirada da delegação e deixou o Japão. Ela deve chegar ao Brasil na tarde do sábado.
A atleta publicou uma foto em suas redes sociais com um anúncio oficial. De acordo com sua assessoria, ela só poderá se pronunciar após a conclusão do caso em vias jurídicas.
Ver essa foto no Instagram
Leia o comunicado do COB sobre o caso
“O Comitê Olímpico do Brasil recebeu nesta madrugada no Japão, através da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), a notificação quanto à suspensão provisória por potencial violação de regra antidopagem pela atleta Tandara Caixeta, da seleção feminina de voleibol.
O teste foi realizado no período fora de competição no centro de treinamento da modalidade em Saquarema no dia 7 de julho. Tandara retornará ao Brasil.
A equipe feminina de vôlei disputa partida semifinal dos Jogos Olímpicos contra a Coreia do Sul na noite desta sexta, 6, às 21h do Japão (9h do Brasil).”