O primeiro evento-teste das Olimpíadas de Tóquio em 2021 foi adiado. De acordo com a agência de notícias AFP, o adiamento foi devido às restrições de viagem sob o estado de emergência do coronavírus no Japão. A organização dos Jogos confirmou a decisão nesta quinta-feira.
O Pré-Olímpico Mundial de Nado Artístico, que seria o primeiro evento-teste antes do início das Olimpíadas, era para ser realizado de 4 a 7 de março em Tóquio. Mas agora ocorrerá dois meses depois.
Leia Mais: Surto de Covid em Tóquio aumenta as dúvidas sobre as Olímpiadas
Flórida propõe receber as Olimpíadas caso Japão renuncie
Os organizadores do Tóquio 2020 disseram que a decisão de adiá-la foi tomada por razões que incluem “garantir as condições mais justas possíveis para os atletas participarem” e restrições de entrada em curso no Japão.
O Tóquio 2020 disse que outros eventos classificatórios no Japão, incluindo a Copa do Mundo de Mergulho em abril e a maratona de natação em maio, seguirão conforme planejado.
As fronteiras do Japão estão atualmente fechadas para quase todos os estrangeiros. Tóquio e outras partes do país estão em estado de emergência até pelo menos 7 de fevereiro.
Atletas que vêm ao Japão para se preparar para os Jogos de 2020, adiados pelo coronavírus, foram isentos da proibição de entrada. Entretanto, o governo revogou o privilégio no início deste mês.
Em dezembro, os chefes do Tóquio 2020 divulgaram um livro de regras antivírus de 53 páginas que, segundo eles, permitirá que os Jogos sejam realizados com segurança sem vacina, mesmo que a pandemia ainda não esteja sob controle.
Mas o apoio público para a realização dos Jogos este ano é baixo. Cerca de 80 por cento dos japoneses entrevistado apoiam mais um adiamento ou cancelamento total.