Pilates: entenda os benefícios da prática que conquistou celebridades

Por Oustide USA e redação

Foto: shutterstock

Tem sido cada vez mais comum: enquanto você rola os stories do Instagram, uma influenciadora posta uma selfie em um espaço fitness, que na verdade trata-se de um estúdio de Pilates. E há boas razões pelas quais tantas pessoas caíram neste método de exercício. Isso porque o Pilates é um treino de corpo inteiro rápido e eficaz que pode esculpir e fortalecer seus músculos.

Leia mais:

+ 3 dicas fáceis para alcançar a calma e o foco quando você estiver estressado

+ Pranayama: entenda os benefícios e como praticar

+ Quanto tempo devo permanecer em uma postura de yoga?

“O que atrai as pessoas para o Pilates é que é uma maneira realmente saudável, simétrica e baseada em alinhamento de realizar treinamento de resistência”, diz a proprietária do Real Pilates Alycea Ungaro , em Nova York , que trabalhou com uma longa lista de estrelas, incluindo Madonna, Christy Turlington, Uma Thurman, Kyra Sedgwick, Miley Cyrus, Claire Danes e Molly Sims. “Como o aparelho e o sistema de Pilates são tão direcionados ao alinhamento e à simetria, há esse foco elevado na forma correta. E assim você pode se exercitar o quanto quiser ou tão suavemente quanto precisar, sem risco ou medo de lesões.

O que torna o pilates tão eficaz?

Ungaro explica que muitas celebridades são atraídas pelo Pilates não apenas porque é agradável, mas também porque é basicamente multitarefa – você está fazendo seu treinamento de força, resistência e alongamento em uma única sessão.

“Se você é uma celebridade trabalhando em um set de filmagem, não há muito tempo”, explica Ungaro. “Então, você descobre que pode fazer um exercício que engloba tudo, que você pode fazer algumas vezes por semana e adquirir o que precisa”

Pilates oferece movimento mais dinâmico por causa do que os springs exigem de seus músculos, diz Ungaro.

“Você levanta um haltere e depois o abaixa. A resistência está em alta. Mas quando você está empurrando uma mola e depois a solta, você não pode simplesmente soltar. Você tem que deixá-lo ir muito devagar ”, explica ela. “Então você está conseguindo aquele movimento concêntrico e excêntrico a cada repetição. Eu sinto que você está sempre fazendo o dobro do treino em cada exercício, em vez de apenas um treinamento de sentido único.

Outra razão pela qual é tão eficaz é porque em uma aula de Pilates clássico, você literalmente nunca para de se mover.

“A configuração é coreografada e você flui o tempo todo”, diz Ungaro.

Em uma aula clássica, você provavelmente fará os mesmos exercícios em cada aula repetidas vezes, com ajustes na carga da mola ou mais repetições para treinamento de resistência progressiva.

O mesmo vale para uma aula de Pilates contemporânea, onde os professores tendem a trabalhar em uma vibração moderna de exercícios. A diferença é que você pode realizar todos os exercícios no reformer (em vez de usar equipamentos adicionais) e que o treino pode ser diferente a cada visita ao estúdio.

Combinando uma abordagem contemporânea e clássica

Tal como acontece com muitas coisas na vida, uma abordagem combinada ao Pilates geralmente produz os resultados mais abrangentes.

Como por exemplo o WundaBar Pilates. A mistura de trabalho contemporâneo e clássico deste estúdio veio como resultado da reclamação da própria CEO e fundadora Amy Jordan de que a maioria das aulas de Pilates eram muito cerebrais e silenciosas ou muito intensas para seu gosto. Então ela inventou o WundaBar Pilates para ser um meio saudável entre esses dois extremos.

“Cada movimento que fazemos é usando todo o corpo”, diz Jordan, que descreve suas aulas como extremamente eficientes e cardio-intensas porque os clientes usam a cadeira, o reformer, a prancha de salto e a barra de balé.

Seus clientes celebridades incluem Vanessa Hudgens, Ashley Tisdale, Colin Farrell, Kristin Cavallari e Emma Roberts, mas seus clientes não-celebridades continuam voltando para mais também.

“Isso mostra os resultados da rapidez com que você pode fazer uma mudança quando tem essa vida e agenda loucas e ocupadas”, diz ela. “É também um lugar onde quando você vem, você se sente melhor. Você não se sente derrotado. Quando você sai, você se sente mais forte. Você se sente empoderado”.

O que devo esperar se sou novo no Pilates? 

Se você está pensando em adicionar Pilates à sua rotina, Jordan diz para se dar graça quando você começar. Pode ser mais difícil do que você pensa. Você também deve esperar usar músculos menores.

Ela viu um ciclista melhorar sua velocidade depois que aprendeu a usar o abdômen para fortalecer as pernas. Para levantadores, pode ajudá-lo a construir estabilidade e prevenir lesões, concentrando-se em músculos menores.

Independentemente de qual estúdio você vá, os instrutores devem oferecer progressões para que os alunos possam ajustar o exercício com base no que eles sentem que podem fazer. Por exemplo, você pode estar deitado no reformer e ter a opção de estender uma perna para fora e manter uma perna perto do corpo, a escolha mais fácil, ou estender as duas pernas em ângulo para um desafio maior.

E se você está procurando Pilates porque está se recuperando de uma lesão, você está com sorte.

“Pilates é tão profundamente imerso em anatomia, respiração e alinhamento”, diz Jordan. “Não importa do que você esteja se recuperando, se estiver em alinhamento adequado com o suporte respiratório, você estará seguro e eficaz com seu movimento.

Além dos inúmeros benefícios físicos, o Pilates também oferece um impulso bem-vindo à saúde mental .

“Acredito legitimamente que o movimento cura”, diz Jordan, que credita ao Pilates a ajuda no diagnóstico e tratamento do câncer. “É realmente uma experiência transformadora. Você vai se sentir melhor depois de uma sessão”.