3 pontos fundamentais para evolução no Uphill

Por redação

Kilometro Vertical
Correr em subidas é desafiador e exige treinamento físico específico, além de preparo mental - Foto: shutterstock

O Kilometro Vertical (KV) ou Uphill é uma modalidade de maratona de subidas em trilhas. As provas, que são muito complexas do ponto de vista de treinamento, se caracterizam pelo princípio básico do desafio de realizar cerca de 1000 metros de desnivelado positivo numa distância curta.

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Apesar dos perfis de corridas variarem de uma organização para outra, as distâncias geralmente são entre 2 e 5 quilômetros. O que é suficiente para chegar a um intervalo de intensidade próximo ao de uma prova de 10 quilômetros de corrida.

A atleta profissional de esportes de endurance e montanha, de Verão e Inverno, Mirlene Picin, explica que o cenário da modalidade no Brasil é muito diferente do europeu. “Há um ponto delicado para nós brasileiros: não há muitos locais que permitem treinos específicos para essa modalidade, de fácil acesso”, conta ela. “Cenário completamente diferente do europeu que vive nos Alpes e tem um verdadeiro playground de subida”, completa a explicação.

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Mika foi a primeira atleta brasileira a competir no Circuito Mundial de Kilometro Vertical e para ajudar na realidade de quem quer começar ou evoluir ainda mais nessa modalidade – mesmo sem viver perto de um contexto perfeito – ela listou 3 pontos de atenção para se preparar para as subidas:

1 – Força

Um dos pontos fundamentais para desenvolver a força nesse tipo de modalidade é fazer um trabalho específico na academia para membros inferiores com foco nas panturrilhas. “Elas serão muito exigidas”, explica Mika. Para isso, a sugestão é encontrar um bom educador físico para fazer um trabalho personalizado voltado totalmente para o desempenho no Uphill, além de unir isso as outras duas dicas abaixo.

2 – Treino de corrida específico

É impossível evoluir no Kilometro Vertical ou Uphill sem treinar especificamente para isso e, portanto, não tem como escapar dos treinos de corridas em subidas. Para quem mora longe das trilhas, aquela grande escadaria que provavelmente tem na sua cidade, pode ser uma grande aliada. Suportar o cansaço pode ser bem desafiador e Mika sugere treinos intervalados do tipo: subidas de 1 a 3 min bem forte, descendo trotanto para recuperar e preparar para o próximo tiro na mesma subida.

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3 – Cabeça

Além da preparação física, quando se trata dos principais pontos para evoluir no KV, o treino mental é imprescindível. Isso porque, poucos exercícios cansam tanto quanto correr em subidas. “Esteja preparado mentalmente para sofrer muito”, alerta Mika. “As provas de KV ou Uphill exigem foco, concentração, e aceitação de que subir, sempre vai ser difícil”, explica ela. Esse tipo de modalidade além de trabalhar o corpo, também desenvolve a resistência mental e trabalhar a mentalidade certa é uma das grandes chaves.

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