Uma coisa é fato: o dia a dia ainda pode ser estressante. Sua capacidade de permanecer calmo e focado é limitada quando seu corpo e mente estão constantemente fatigados pelo excesso de trabalho ou superestimulação. Apesar desse cansaço, quando você está pronto para ir para a cama, pode se encontrar acordado por horas porque sua mente simplesmente não consegue desacelerar.
A Ayurveda oferece muitos rituais que se alinham ao equilíbrio do seu tipo de energia, ou dosha, para melhorar o sono. Na Ayurveda, os cinco elementos naturais – fogo, água, terra, ar e éter (espaço) – são decompostos e integrados nos três doshas. No centro da Ayurveda está a conexão mente-corpo – neste caso, acalmar a mente para dormir influenciará como seu corpo reage quando é hora de ir para a cama.
Uma rotina noturna ayurvédica pode prepará-lo para o sono necessário para curar seu corpo, acalmar sua mente e até ajudá-lo a incorporar seu dharma (propósito da alma). Isso ocorre porque, quando você está descansado, é capaz de pensar e sentir com mais clareza, permitindo que você seja um canal para o seu Eu mais elevado – passar o dia com confiança e paixão. Ao incorporar essas práticas simples e intencionais em sua rotina noturna, você começará a dormir mais rapidamente e profundamente.
O desequilíbrio dos doshas – exacerbado por fatores como luz azul, maratonas de Netflix à noite e estresse – pode atrapalhar seu sono. As seguintes estratégias ajudarão a acalmar sua mente e corpo para uma noite de sono tranquila, independentemente do seu dosha dominante.
+ Quantas horas de sono você precisa para ser produtivo?
Desconecte-se de seus dispositivos no início da noite
A exposição à luz azul à noite suprime a melatonina e perturba seu ritmo circadiano (que regula o ciclo sono-vigília). Sem mencionar que interagir com conteúdo altamente estimulante nas redes sociais desencadeia seu desejo de realizar e criar, tudo o que impede sua mente e corpo de adormecer. Se você se sentir agitado antes de dormir e levar horas para se acalmar por ter muitas abas abertas (literal e mentalmente), deixe seus dispositivos de lado pelo menos meia hora – mas preferencialmente uma hora ou duas – antes de se deitar.
+ Tem insônia? Faça estas 5 posturas de yoga para dormir melhor
Cerque-se de aromas e luzes suaves
Na Ayurveda, a inalação de certos óleos essenciais ajuda a acalmar o corpo e a mente. Acenda algumas velas aromáticas, cera de abelha ou coco, ou ligue um difusor de óleo essencial para criar uma atmosfera relaxante. A aromaterapia pode reduzir a ansiedade e ajudar a eliminar o estresse e equilibrar suas glândulas adrenais, que produzem hormônios que afetam muitas partes do corpo. As moléculas de aroma se ligam aos receptores olfativos em seu nariz, enviando sinais para os centros de memória e emoção do seu cérebro. Óleos essenciais como lavanda, camomila, rosa, olíbano e neroli podem induzir memórias calmantes e relaxamento corporal.
+ 8 óleos essenciais ideais para aliviar o estresse
Esfolie sua pele com uma escova seca natural
Remover as células mortas da camada superior da sua pele esfolia e melhora a circulação. Feito à noite, esse ritual relaxante o traz para o seu corpo e tira você de sua mente. Usando uma escova natural de cerdas firmes, faça movimentos lentos e longos de cima para baixo, dos braços até o coração. Certifique-se de não pressionar muito. Em seguida, vá para o peito e o estômago. Depois, vá em direção às costas e concentre-se em áreas que possam ter pontos elevados ou ásperos. Termine nos pés, fazendo movimentos para cima, por cerca de cinco minutos no total.
+ 8 mitos sobre o sono que os especialistas querem que você pare de acreditar agora
Faça uma massagem de óleo em si mesmo, ou abhyanga
A prática ayurvédica de abhyanga reidrata a pele e libera a serotonina, o neurotransmissor do bem-estar. Escolha um óleo com base no seu dosha dominante (óleo mais pesado de gergelim ou amêndoa para vata; óleos refrescantes como óleo de coco ou girassol para pitta; óleos aquecedores como gergelim e azeite para kapha). Aqueça o óleo, seja colocando-o em uma garrafa e submergindo-o em água quente ou simplesmente esfregando-o entre as palmas das mãos. Em seguida, massageie o corpo com movimentos lentos e deliberados. Dê mais atenção a áreas com mais tensão. Certifique-se de untar os pés, que contêm pontos de pressão que o ajudarão a relaxar quando massageados.
+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia