O membro do Comitê Olímpico Internacional (COI) Dick Pound disse acreditar que os Jogos Olímpicos de Tóquio serão mantidos esse ano e que o cancelamento das Olimpíadas está “essencialmente fora de questão”.
Em entrevista à CNN, Pound falou que tudo indica que uma “bolha” pode ser mantida em torno dos participantes em Tóquio, mas ele não garantiu que a competição será completamente segura em meio à pandemia. Dick Pound é o membro mais antigo do COI.
“Ninguém pode garantir nada. Quer dizer, sejamos razoáveis nisso”, disse ele à CNN. “Mas todos os indícios são de que a bolha pode ser criada e mantida e diariamente, ou qualquer que seja a frequência dos testes, identificará quaisquer indícios de que pode haver algumas pessoas com o vírus. Elas serão colocadas em isolamento de imediato.”
Leia mais
+ Mais de 350 mil pessoas assinam petição para cancelar a Olimpíada
No início deste ano, Pound havia falado que a probabilidade das Olimpíadas de Tóquio acontecerem era de cerca de 75%, mas agora ele diz que a probabilidade é muito maior, porque há especialistas aprendendo mais sobre o vírus todos os dias.
“Nenhum dos envolvidos no planejamento e na execução dos Jogos está considerando o cancelamento.”
“Isso está essencialmente fora de questão. Se existir alguma grande eventualidade que não podemos prever e que possa intervir nos próximos 60 dias, quem sabe”, disse Pound à CNN.
Apesar da segurança do COI, a população japonesa permanece receosa quanto aos Jogos de Tóquio. Em uma petição online, mais de 350.000 pessoas já pediram o cancelamento das Olimpíadas.
Pound acredita que realizar os Jogos em 2021 será um símbolo de esperança para o mundo depois de um ano tão difícil. “A esperança é que apesar de todas essas dificuldades – e que são numerosas e enormes com certeza – possamos realizar um evento desta natureza, sem nenhum risco significativo, e unir todos no mundo em volta de algo que sempre foi um farol de esperança e conquistas em um mundo difícil”, disse ele.
O COI não tornou a vacina entre jogadores e delegações obrigatória, mas incentivou que todos sejam imunizados antes dos Jogos. A organização das Olimpíadas também publicou um manual dos protocolos e restrições da Covid-19.
O presidente do COI, Thomas Bach, disse em entrevista ao Fórum virtual da Federação Internacional que o foco principal no momento é oferecer o espetáculo esportivo da forma mais segura possível.