Se você acabou de terminar uma caminhada extenuante ou trabalhou no calor o dia todo, provavelmente você pode querer uma bebida esportiva para se reidratar. Mas de fato a variedade de opções desse tipo de produto está mais extensa do que nunca no mercado.
Leia mais:
+ O que são eletrólitos e como você deve obtê-los?
+ Como substituir o açúcar em sobremesas sem perder o sabor
+ Por que os carboidratos são tão importantes para a recuperação
As bebidas esportivas ficaram complicadas, mas existem duas variedades mais proeminentes: bebidas com eletrólitos e bebidas sem açúcar. Veja de que são feitas as bebidas eletrolíticas e as bebidas sem açúcar, suas diferenças e o que é melhor para cada situação.
Qual é a diferença entre bebidas esportivas sem açúcar e bebidas com eletrólitos?
“Ao comparar estritamente uma bebida sem açúcar com uma bebida eletrolítica, você pode notar uma diferença nas quantidades totais de calorias, carboidratos e açúcar”, diz a nutricionista esportiva Roxana Ehsani.
As bebidas esportivas eletrolíticas contêm eletrólitos e carboidratos simples que fornecem energia ao usuário. Elas também são ricas em açúcar e calorias.
“Como as bebidas esportivas com eletrólitos contêm açúcar, essas opções são muito mais ricas em carboidratos e calorias do que as bebidas esportivas sem açúcar, embora sejam destinadas a atletas de esportes de alto nível que exigem carboidratos adicionais para alimentar seu exercício”.
Já as bebidas esportivas sem açúcar são feitas com adoçantes artificiais, como a sucralose, e geralmente são mais baixas em calorias e carboidratos do que as bebidas esportivas comuns. No entanto, isso não significa que eles são completamente desprovidos de eletrólitos. “As bebidas esportivas com zero açúcar geralmente são destinadas a indivíduos que precisam de adição de sódio, como em clima úmido, onde a transpiração aumenta, mas podem não precisar de calorias adicionais”, diz a médica Mary Wirtz. Essas bebidas também contam com potássio.
Quando escolher bebidas eletrolíticas
Procure bebidas esportivas com eletrólitos em situações em que você precisa repor os nutrientes – após exercícios intensos é a circunstância mais comum.
“Um maratonista não deve escolher uma bebida esportiva sem açúcar quando está no meio de uma maratona porque precisa dos carboidratos simples contidos na bebida eletrolítica para dar energia e combustível para a corrida”, diz Ehsani. .
No entanto, o exercício extenuante não é a única maneira de seu corpo perder eletrólitos. Se você está doente e vomitando muito, por exemplo, é melhor se reidratar com uma bebida que vai repor o que você perdeu. O mesmo vale para doenças que causam desidratação. Além de reidratar, as bebidas eletrolíticas também ajudarão a restaurar os líquidos esgotados.
Quando escolher bebidas sem açúcar
Se você simplesmente precisa matar a sede ou se refrescar, uma bebida esportiva sem açúcar pode ser a melhor opção.
“No geral, para a pessoa média que bebe a bebida esportiva sem açúcar será mais saudável do que a bebida esportiva com eletrólitos”, diz o médico Josh Schlottman. “ O açúcar pode contribuir para a cárie dentária, ganho de peso e resistência à insulina. As crianças, especialmente, estariam melhor bebendo a bebida esportiva de zero caloria do que uma que contenha açúcar.”
Os atletas nem sempre precisam depender de bebidas esportivas com eletrólitos.
“Se um atleta está fora de temporada e apenas faz exercícios muito leves algumas vezes por semana, provavelmente não precisa de calorias adicionais, especialmente se estiver procurando perder peso e pode usar uma opção sem açúcar, o que dará a eles o eletrólito de que precisam para repor o suor”, diz Ehsani.
Os açúcares artificiais em bebidas esportivas sem açúcar são prejudiciais?
Açúcares artificiais não são prejudiciais, desde que não sejam consumidos em grandes doses, diz Schottman. Bebidas esportivas sem açúcar que contêm álcoois de açúcar podem causar problemas gastrointestinais, como inchaço, diarréia, náusea e dor de estômago.
Qual é a melhor maneira de se recuperar após o exercício?
As bebidas esportivas são uma solução fácil para a perda de energia e líquidos pós-treino, mas nem mesmo elas são a melhor opção. Primeiro, reidrate com água. Ehsani recomenda comer algo com uma proporção de 3:1 de carboidratos para proteínas dentro de 60 minutos após o término do treino. Um smoothie feito com uma variedade de frutas e leite de soja, um iogurte grego coberto com frutas e granola, ou banana com pasta de amendoim são bons exemplos. Para repor os eletrólitos perdidos, coma alimentos ricos em sódio, cloreto, potássio, magnésio e cálcio, que são todos perdidos pelo suor, acrescenta ela.