Ano Novo: 10 resoluções de saúde para adotar em 2023

Por Outside USA

resoluções de ano novo
Foto: shutterstock

As resoluções de Ano Novo podem se tornar um verdadeiro monstro, se você pegar pesado consigo mesmo. Menos de 8% das pessoas conseguem manter suas metas anuais, mas a cada ano, permanece a vontade de estabelecer novos objetivos.

Leia mais:

+ 16 maneiras felizes e desafiadoras de ser feliz ao ar livre

+ Exatamente quanta água você precisa por dia no verão?

+ 10 trocas simples para adicionar mais fibras à sua dieta

Eu sou um apologista da resolução. Comecei a correr como uma resolução de Ano Novo e agora isso é minha carreira em tempo integral e um hobby muito gratificante que sempre me incentiva a cuidar melhor do meu corpo e da minha mente.

Então, você nunca sabe. Sempre adorei o “ New Year’s Rulin’s” do cantor e compositor Woody Guthrie , que contém conselhos sábios para qualquer idade. Leia bons livros, lave os dentes (se houver), dance melhor, escreva uma música por dia, mantenha o rancho limpo e o sempre relevante – vença o fascismo. Meu favorito sempre foi manter a máquina de esperança funcionando. E é disso que trata esta lista: viver de uma forma alinhada com nossos valores, priorizando o que é realmente importante para nós.

Veja como estou mantendo a máquina de esperança funcionando em 2023.

1. Preocupe-se com a alimentação tanto para corrida, quanto para vida

O corpo humano é um milagre. Ele pode transformar pizza em energia para correr ultramaratonas. É incrível! Trate-o como tal!

O objetivo do seu corpo é não encolher até sua menor forma. O objetivo é dar a você a energia para uma melhor performance em tudo em sua vida, desde uma corrida, compras de supermercado, férias com sua família e até mesmo para um melhor raciocínio.

Em vez de se concentrar em contar macros ou restringir calorias, concentre-se em se nutrir de uma maneira que faça você se sentir bem e lhe dê energia para perseguir seus objetivos. Quer ser um atleta mais forte? Um pai melhor? Um membro da comunidade mais atencioso?

Então, pare de se concentrar no que você deve e não deve comer e concentre-se em comer o suficiente. Ninguém quer ir para o leito de morte desejando ter comido mais um pedaço de pizza. 

2. Compre menos equipamentos

Mais de 10% das emissões globais de carbono vêm da indústria de vestuário – mais do que todos os voos internacionais e remessas marítimas juntos.

Além de escolher roupas e equipamentos fabricados em países com regulamentações ambientais mais rígidas, como Canadá, UE e EUA, você pode evitar que as roupas sejam descartadas em aterros sanitários e reduzir seu impacto ambiental seguindo os três Rs: Reduzir, Reutilizar, Reciclar. E a reciclagem deve ser o último recurso. Mais e mais marcas estão instituindo programas de reparo exatamente por esse motivo; portanto, antes de substituir algo, veja se pode ser consertado.

A prioridade deve ser reduzir a quantidade de equipamentos produzidos e que contribuem para a degradação ambiental, usando recursos preciosos e produzindo resíduos. A maior contribuição que você pode fazer é comprar menos e comprar apenas o que você precisa. 

3. Faça seu treino de força para saúde e desempenho, não para aparência

Se você já faz um pouco de força funcional e mobilidade, desconsidere este parágrafo e use seu tempo extra para a Resolução nº 7.

Esqueça o abdômen tanquinho e os bíceps cantaloupe. O melhor programa de força é aquele que você pode completar consistentemente sem se sentir excessivamente cansado ou dolorido e, idealmente, um que você goste. O treinamento de força deve dar suporte à sua corrida, e não prejudicá-la. Ou seja: deve fazer de você um corredor melhor, mais forte e mais feliz. Você não precisa ficar inchado ou ter um tanquinho para ser forte. Concentre-se em se sentir bem e manter-se saudável, não em uma determinada estética.

Para dormir bem, musculação é melhor do que exercícios aeróbicos
Foto: Pexels

4. Comece a registrar seu treinamento

Uma das maiores mudanças que você pode fazer para subir de nível em seu treinamento é começar a registrar e monitorar seriamente o que está fazendo. Embora aplicativos de atividade e saúde como Strava e Whoop tenham benefícios, passar um tempo offline para registrar suas corridas e rastrear informações mais subjetivas pode estimular uma reflexão íntima sobre como você realmente está se sentindo.

Em vez de, ou junto com os dados de treinamento, registre como você se sente, como dormiu, seu esforço percebido em uma corrida, se viu um animal legal ou um arco-íris ou algo pelo qual é grato. Quando você tem um registro de treinamento em papel, você é responsável pelo que presta atenção.

Nossa coisa favorita sobre os logs de treinamento offline é que eles são apenas para você. Você não precisa mostrar a mais ninguém e não há comparação. Seja honesto e vulnerável. Você é a única pessoa que verá isso! Aceite os dias ruins e celebre os bons, sabendo que todos vivenciam os dois. Colocar a caneta no papel (ou o cursor no word doc) nos distancia dos dados e nos permite refletir sobre o que nos importa. Prestar atenção aos padrões de energia e fadiga pode ajudar a identificar possíveis precursores de lesões e ajudará você a se manter mais consistente e saudável.

5. Concentre-se no nível de atividade, não no peso

Prepare-se: as caixas de entrada estão prestes a inundar com e-mails insinuando que 1º de janeiro é um ótimo momento para se comprometer novamente com uma dieta restritiva (vai funcionar desta vez, prometemos!). NÃO OUÇA.

Pesquisas mostram que as pessoas que se concentram em ser mais ativas, em vez de perder peso, acabam melhorando sua saúde cardiovascular e reduzindo a mortalidade por todas as causas. A maioria das pessoas que usam dietas ou regimes de perda de peso falha, e enfatizar a atividade – ao invés da estética – cria uma meta mais sustentável e atingível – com melhores resultados de saúde em geral.

Jogue fora sua balança (a menos que um profissional médico aconselhe o contrário) e pare de contar calorias. Concentre-se em mover seu corpo de uma maneira que seja agradável e lhe traga alegria. 

6. Priorize a saúde mental

Se você leu até aqui esta lista de resoluções de Ano Novo, provavelmente demonstrou interesse em saúde e desempenho. Mas um dos aspectos mais negligenciados da saúde, principalmente para os atletas, é o aspecto mental.

O cérebro é uma parte do corpo, e problemas de saúde mental devem ser tratados como lesões físicas. Se você tivesse uma fratura por estresse, não diria ao seu fêmur para simplesmente superar isso. Você se cuidaria, descansaria e voltaria ao treino lentamente, mostrando um pouco de amor extra para a área lesionada. Certifique-se de dar ao seu cérebro o mesmo amor e atenção sem julgamento. Este ano, redobre os cuidados com sua saúde mental. Meditação, registro no diário ou qualquer outra prática de atenção plena são ótimas para a saúde mental.

Embora a corrida e o exercício sejam excelentes ferramentas para aliviar e prevenir alguns aspectos da doença mental, eles não são a caixa de ferramentas completa. Invista em outros métodos de autocuidado e bem-estar mental, como terapia com um profissional. O bem-estar mental e físico estão profundamente interligados e, quando você prioriza o cérebro, o corpo o segue.

7. Ouça seu corpo

Assim como a velocidade ou a resistência, a capacidade de ouvir seu corpo é uma habilidade que pode ser cultivada. Em 2023, priorize ouvir (e responder) seu corpo. Se estiver cansado, descanse. Se estiver com fome, coma. Se algo doer, não corra. Crie o hábito de ouvir e responder às sugestões naturais do seu corpo, em vez de insistir. Como diz o ditado, ouça seu corpo quando ele sussurra para que você não precise ouvi-lo quando ele gritar.

E não se esqueça, como diz nosso amigo, treinador e colunista David Roche: o corpo conhece o estresse, não as milhas. Quando você tiver um dia difícil e o grande treino que você fez em seu plano de treinamento parecer demais, dê a si mesmo um pouco de graça. Se a ideia de correr inspira pavor e não alegria ou motivação, faça uma mudança.

Forçar uma corrida quando você está cansado, com fome ou machucado não é um sinal de força. Tomar decisões intencionais e informadas sobre o que está acontecendo em seu corpo é. 

8. Descanse intencionalmente

A maioria de nós enfrenta um viés de ação e produtividade. Nós enfatizamos demais a realização de treinos intensos e corridas superlongas, assim como fazemos trabalhando mais horas. Mas lembre-se: as adaptações de treino mais importantes acontecem quando estamos descansando.

Sem descanso, seu corpo não consegue se adaptar ao estímulo que você está dando. Estresse+descanso = adaptação. Estresse+estresse+estresse, sem descanso = desastre (lesão e overtraining). Trabalho e descanso são igualmente importantes no treinamento, mesmo que o descanso não lhe dê nenhum elogio no Strava.

Faça do descanso uma parte do seu treinamento. Escreva seus dias off em seu registro de treinamento! (Consulte a Resolução nº 6.) Comemore os dias que você intencionalmente passa no sofá. Descansar antes de se machucar ou treinar demais é o que permite que você permaneça consistente a longo prazo e se adapte ao longo do tempo.

Créditos: Miradav/Shutterstock

9. Invista em sua comunidade

No início do ano, muitas pessoas traçam metas de corrida ambiciosas: uma nova distância de corrida, uma nova milhagem ou recorde. A corrida é divertida e é uma ótima maneira de encontrar comunidade por meio da competição. Mas, sem um “porquê” mais profundo por trás de seu treino, essa conexão pode se tornar insatisfatória. Este ano, realoque tempo e energia para algo que retribua à sua comunidade – onde quer que seu coração esteja.

No ano passado, comecei a me voluntariar com Runners For Public Lands , uma organização sem fins lucrativos de justiça climática que ajuda a conectar corredores nos Estados Unidos com iniciativas socioambientais. Agora, tenho a oportunidade de representar uma organização pela qual sou apaixonado, e isso dá à gestão uma ressonância mais profunda.

Encontre algo de que goste e explore. Talvez seja uma iniciativa local para conservar terras públicas ou aumentar o acesso ao ar livre. Talvez você possa gastar um pouco mais de tempo construindo trilhas ou recolhendo lixo. Seja voluntário para tripular um amigo em sua grande corrida ou entre em contato com um diretor de corrida local para ajudar a marcar ou limpar um percurso.

A corrida pode parecer mais egocêntrica, mas existem inúmeras maneiras de usá-la como uma plataforma para o bem. Encontre uma que ressoe com você e invista nela. Apoiar os outros e conectar-se com sua comunidade não é bom apenas para os outros, mas também pode ajudar a melhorar seu desempenho!

10. Divirta-se mais!

Eu amo esta citação de Um dia de verão de Mary Oliver: “Diga-me, o que você planeja fazer com sua única vida selvagem e preciosa?”.

Este artigo não fornecerá as etapas para promover sua maratona ou obter um abdômen definido. Mas esperamos que ajude você a viver de uma forma que reconheça que estamos aqui apenas por um curto período de tempo. No final da minha vida, não há como eu desejar ter passado mais tempo no Twitter ou verificando e-mails após o expediente. A maioria dos meus arrependimentos será sobre os cumes que gostaria de ter alcançado, ou o cheesecake que gostaria de ter comido.

Este ano, leve a sério a diversão. Resista à tentação de otimizar demais de maneira a priorizar aquilo que não nos faz bem em detrimento da felicidade. Nós só temos esta vida selvagem e preciosa, e eu quero vivê-la, mesmo que isso signifique perder alguns e-mails, diminuir a velocidade para apreciar a vista e enfrentar os problemas gastrointestinais induzidos pelo cheesecake. Queremos que você viva também.

Diversão não é o oposto de foco em uma vida atlética. É uma parte crítica de um, permitindo-nos rir do fato de que amamos e queremos melhorar em algo que parece tão bobo quanto correr em trilhas. Se não for por diversão, por que fazemos isso em primeiro lugar? Eu sempre escrevo e faço o meu melhor quando vem de um lugar divertido, não de seriedade forçada.

Não pense apenas no que você pode fazer para se divertir mais, pense no que você já tem de divertido e aproveite isso! Esta vida é selvagem e preciosa, e você decide o que fazer com ela. Tantas resoluções passadas por influenciadores e revistas enfatizam ficar em forma, perder peso, comprar coisas, ser produtivo ou enfatizar alguma conquista exterior em detrimento de uma vida plena, seja lá o que isso pareça para você.

A coisa mais importante que você pode fazer este ano é se divertir mais. 2023, vamos fazer isso!