Florian Wellbrcok, de 23 anos, levou o ouro na maratona aquática masculina nas Olimpíadas na manhã de quinta-feira em Tóquio. O alemão já liderava o pelotão com folga em toda a última volta da prova e terminou a competição em um tempo de 1:48:33.7.
O húngaro Kristof Rasovszky ficou com a medalha de prata fazendo o circuito em 25.3 segundos a mais que o alemão. O italiano Gregorio Paltrinieri, campeão olímpico de 1500m no estilo livre, levou o terceiro lugar, chegando 2.1 segundos depois.
Nenhum brasileiro disputava a maratona aquática masculina nas Olimpíadas de Tóquio.
Leia mais
+ Guia das Olimpíadas: tudo sobre a maratona aquática
+ OURO HISTÓRICO: Ana Marcela vence maratona aquática nas Olimpíadas de Tóquio
+ Surf e skate estão entre as maiores audiências das Olimpíadas
Os 26 nadadores saltaram na água de 29°C às 6:30 da manhã de Tóquio no Odaiba Marine Park.
O alemão Florian Wellbrcok, que partiu como favorito por ter sido campeão mundial de 10 km e 1.500 metros em 2019, começou liderando o pelotão nos primeiros minutos de prova, ficando bem a frente dos demais nadadores a maior parte da primeira metade da competição.
Aos cerca de 50 minutos de prova, houve uma quebra no ritmo geral e o pelotão ficou um pouco diluído. O húngaro Kristof Rasovszky chegou a assumir a liderança por um período.
Na metade do circuito, estavam nos primeiros lugares Florian Wellbrcok, Kristof Rasovszky e o francês Marc-Antoine Olivier, bronze nas Olimpíadas do Rio em 2016. Foi o momento em que o italiano Gregorio Paltrinieri também começou a chegar mais na frente do pelotão.
Na quinta volta, já chegando na reta final, os nadadores voltaram a ficar mais compactados, como no início da prova.
Na última volta, Wellbrcok assumiu o primeiro lugar com maior distância dos demais nadadores. Rasovszkye e Paltrinieri vinham em segundo e terceiro lugar, respectivamente, também com estabilidade.
O britânico Hector Thomas Cheal Pardoe e o francês David Aubry não completaram a prova.