A roupa de compressão ajuda na recuperação muscular?

Estudos concluem que roupas de compressão podem não ser tudo o que dizem.

Atleta com roupa de compressão - Foto: shutterstock

Você já teve dores nas articulações ou dores musculares? Então talvez você já tenha tido experiência com roupa de compressão.

Com o intuito de ter um melhor desempenho e recuperação muscular, muitos atletas apostam em vestimentas com elásticos nos braços, pernas, quadris ou outros pontos propensos a lesões durante e após os treinos.

+ Como tirar cheiro ruim das roupas esportivas

+ 7 passos para começar a subir montanhas

+ Como escolher a roupa de borracha ideal?

A teoria é que as roupas de compressão funcionam aumentando o fluxo sanguíneo para os músculos que trabalham ou se recuperam do exercício. Essa é a alegação, pelo menos. Mas essas leggings apertadas, camisas de tecnologia ou mangas e envoltórios de compressão muitas vezes são caros e podem não ser tudo isso que prometem.

Uma equipe da Escola de Engenharia Biomédica da Universidade de Tohoku decidiu investigar a eficácia das roupas de compressão a partir da análise de todos os estudos atualmente disponíveis sobre o assunto.

Embora o equipamento de compressão tenha sido pesquisado em estudos individuais – incluindo um da equipe de Tohuku – pode ser difícil chegar a conclusões gerais quando cada estudo usa um tamanho de amostra e medidas de eficácia diferentes. Para a nova análise de 19 estudos separados, a equipe usou um modelo genérico de variância inversa, que ajusta o peso de estudos individuais de acordo com o tamanho da amostra. Dessa forma, foi possível avaliar os efeitos das roupas de compressão com mais precisão do que em estudos anteriores.

Surpreendentemente, esta pesquisa concluiu que usar roupas de compressão durante ou após o treino não necessariamente melhora ou facilita a recuperação muscular.

“Mesmo os dados de nosso estudo anterior apoiaram a ideia de que essas roupas têm o potencial de reduzir a perda de força após um treino extenuante”, disse o professor assistente e líder do estudo, János Négyesi, em um comunicado à imprensa . “No entanto, quando sintetizamos os dados de todos os estudos relevantes, não encontramos nenhum efeito das roupas de compressão na recuperação da força – mesmo considerando o tipo de exercício e quando e onde a roupa de compressão é aplicada.”

Assim, como este estudo conclui, os supostos efeitos da engrenagem de compressão ainda não foram definitivamente comprovados. No entanto, isso não quer dizer que você deve jogar todas as suas roupas de treino de alta qualidade para o meio-fio. Não faz mal usar equipamentos de compressão em seus treinos ou de outra forma.

-Publicidade-