Como tirar cheiro ruim das roupas esportivas

Por Redação

tirar cheiro ruim das roupas
Foto Shutterstock

Quem nunca vestiu uma camiseta de treino limpinha e no caminho da academia já sentiu um cheiro fedido de suor? Esse cheiro impregnado nas roupas esportivas, que parece ter ido embora na lavagem mas volta nos primeiros minutos de uso, tem até um nome próprio. É o “rebloom”. Mas calma! Você não precisa jogar suas roupas de treino fora. É possível tirar cheiro ruim das roupas e tentar salvá-las.

>> Siga a Go Outside no Instagram

As fibras de tecidos técnicos, como poliéster, a poliamida e a microfibra, têm muitos benefícios, como secagem rápida, manter sua pele seca e arejada, as podem também acabar retendo microsujeiras e bactérias. Veja nossas dicas para fazer uma lavagem profunda e recuperar as peças.

Como tirar cheiro ruim das roupas esportivas

1. Areje suas roupas antes de jogá-las no cesto

Colocar as roupas de ginástica suadas e emboladas no fundo do cesto até o dia de lavagem pode ajudá-las a se tornar um terreno fértil para bactérias. Se você não for lavar jogo, deixe a roupa estendida numa cadeira para dar uma respirada antes de jogar no cesto de roupa suja.

2. Congele para tirar cheiro ruim das roupas

Isso mesmo, congelar. Se você não poderá lavar suas roupas na hora que as tira, jogue em um saco plástico e coloque-as no freezer até a hora de por na máquina. O ar frio impede que as bactérias cresçam e sufoca o odor até que você possa lavá-las.

3. Vá devagar com o sabão nas roupas de treino

Não importa se você está ou não usando um produto esportivo especial para lavagem de roupas, não adicione sabão extra à sua máquina de lavar achando que mais espuma significa mais limpeza. Na verdade, os resíduos de sabão que podem ficar nas roupas estragam as peças e podem favorecer um acúmulo de mofo e bolor. Siga as instruções do fabricante, apesar da tentação de encher de sabão. No Brasil já existem algumas marcas de sabão como Omo Sports com formulação especial para tirar cheiro ruim das roupas.

4. Pule o amaciante de roupas

Eles podem entupir as fibras dos tecidos de alto desempenho, impedindo que a água e o produto penetrem nessas ranhuras para uma limpeza profunda e mexendo nas propriedades de absorção de umidade e de combate a odores. Além disso, é desnecessário, já que este tipo de roupa é easy care e não amassa.

5. Lave suas roupas do avesso

Roupas – especialmente leggings – do avesso ajudam o produto a trabalhar nas partes mais cheias de cheiro dos fios (áreas que estavam em contato direto com a pele), como as partes em contato com a virilha. É uma ótima maneira de eliminar o odor das axilas também. Além disso, isso ajudará a proteger as cores e fazer com que a lavagem seja mais eficiente para tirar cheiro ruim das roupas

6. Não lave com tecidos pesados

Itens como jeans, moletons e toalhas podem soltar fibras de tecido, o que dificulta a passagem de água e detergente. Pelo mesmo motivo, não extrapole a capacidade da máquina de lavar.

7. Use vinagre ou água oxigenada

Para limpar profundamente qualquer odor que não saia, tente molhar as roupas em uma parte de vinagre branco e quatro partes de água fria por 30 minutos. Outra solução para remover odores antigos é misturar uma solução de água oxigenada com água fria e deixar as roupas de molho durante a noite.

8. Bicarbonato de sódio para tirar cheiro ruim das roupas

Outra opção? Adicione uma xícara de bicarbonato de sódio à sua roupa durante o ciclo de lavagem para neutralizar os maus odores para sempre.

9. Suco de limão também pode ajudar

Soa estranho, mas o ácido cítrico do suco pode quebrar óleos do corpo, o que ajuda a destruir o odor. Além disso, o cheiro de limão é uma ótima maneira de ter um cheirinho de frescor sem produtos super químicos.

10. Seque ao ar livre para tirar cheiro ruim das roupas

Deixar a roupa secar ao ar livre é outra maneira de melhorar o odor das roupas. Às vezes, a secagem feita na máquina não seca completamente as peças, e então elas ficam como uma pilha quente e úmida esperando você tirá-las da secadora. Não é exatamente a melhor opção. Deixá-las secar no varal garante que elas recebam um fluxo de ar constante à medida que a umidade evapora.