O 3 tipos de tênis que um corredor deveria ter (idealmente)

Por Jay Dicharry, para a Run/Outside USA

Tênis de corredor
Foto: Shutterstock

Você encontrou seu tênis de treino confortável e acolchoado favorito. Ótimo. Agora, caso consiga, complete seu arsenal com outros tipos de tênis de corrida para se manter um corredor forte e aproveitar ao máximo o esporte

+ Tênis de corrida: tudo o que você precisa saber
+ Como escolher o tênis de corrida ideal para você

Cada esporte tem suas ferramentas. Os ciclistas têm bicicletas de estrada, mountain bikes e bicicletas urbanas. Os surfistas têm pranchas longas e pranchas curtas. Assim como não há uma única melhor ferramenta para ciclismo e surfe, a corrida exige que você tenha também uma pequena variedade.

Os tênis em seus pés são as ferramentas que você usa para correr. Eles impactam seu desempenho e o estresse em seu corpo. Um punhado de estudos mostram que corredores têm um menor risco de lesão ao alternar entre diferentes pares de tênis. Qualquer mudança regular nos tênis e no estresse é benéfica, mas como fisioterapeuta, sugiro que todo corredor tenha pelo menos um par de categorias radicalmente diferentes de tênis.

Na verdade, não existe um “melhor tênis” para todos, já que todos os corredores são individualmente únicos. Sua anatomia, genética, treinamento, mobilidade, força e forma de correr, sem mencionar a forma do seu pé, impactam os tênis exatos que você prefere. Então, em vez de mencionar tênis específicos, vamos destacar os tipos de tênis que um corredor deve ter em sua rotação e deixar que sua loja de artigos esportivos especializada em corrida ajude a selecionar aqueles que atendem melhor às suas necessidades atuais.

Às vezes, você precisa de uma ferramenta de trabalho para os quilômetros diários, às vezes precisa de uma ferramenta para construir um corpo melhor e às vezes precisa de uma ferramenta para um novo recorde pessoal. Vamos nos aprofundar para ajudá-lo a selecionar as ferramentas certas para suas corridas.

3 tipos de tênis de um corredor

1. O tênis de amortecimento

Tipos de tênis para corredores: amortecimento
Exemplos de tênis de amortecimento. Foto: 101 Degrees West

O tênis de amortecimento é o sólido, confiável e herói desconhecido do seu conjunto de tênis. Provavelmente não é o tênis que está fazendo mais manchetes, mas é o tipo de tênis que você confia e prefere para a grande maioria de suas corridas. A razão é simples: há um custo metabólico para o amortecimento. Ou você ou seus tênis precisam se esforçar para amortecer os impactos que ocorrem durante a corrida. Ter uma quantidade moderada de amortecimento sob o pé facilita um pouco para você manter o ritmo e correr dia após dia.

Todos os tênis de amortecimento têm uma camada moderada a espessa de espuma compressível entre o seu pé e o chão. Além disso, os tênis de amortecimento de hoje são diversos devido a diferenças na geometria. Alguns desses tênis têm uma grande diferença de altura do calcanhar aos dedos e alguns são equilibrados do calcanhar aos dedos. Alguns têm uma curvatura significativa na parte da frente (chamada de “toe spring”) e alguns têm menos. Alguns flexionam na parte da frente do pé e alguns têm uma forma que permite rolar para frente. Alguns tênis de amortecimento têm uma quantidade moderada de amortecimento sob o pé, alguns têm muito e alguns são tão grossos que são chamados de tênis maximais. Alguns têm solas para estrada e alguns têm solados de trilha com cravos profundos.

Diferentes geometrias e níveis de amortecimento têm um efeito em seu corpo e em seu passo. Nenhum é inerentemente superior, mas alguns se ajustarão melhor aos seus pés e mecânica de passada do que outros. Seu revendedor especializado pode ajudar a identificar suas necessidades únicas e ajudá-lo a encontrar aquele tênis de amortecimento confiável para suas corridas.

+ 9 coisas que todo funcionário de loja de tênis de corrida queria que você soubesse

NOTA: Esta categoria não inclui tênis com solas grossas, super-elásticas, com placas, super tênis de corrida, por razões que discutiremos mais adiante.

2. O tênis minimalista

Tipos de tênis para corredores: minimalistas
Exemplos de tênis minimalistas. Foto: 101 Degrees West

Sim, mesmo que o minimalismo tenha saído de moda há uma década, estou aconselhando você a ter um par de tênis minimalistas em sua rotação. Os tênis minimalistas têm pouco ou nenhum amortecimento sob o pé, solas flexíveis e partes superiores simples e não controladoras. Os sapatos minimalistas são os mais mínimos e simplesmente cobrem o pé com uma fina camada de borracha para proteção contra perfurações.

Ao contrário dos tênis de amortecimento esperando ansiosamente em sua entrada, os tênis minimalistas não reduzem o esforço, mas fazem seus pés trabalharem um pouco mais. Espere, por que você iria querer tornar a corrida mais desafiadora? Por que passar pelo processo? Porque o processo traz resultados. Uma razão pela qual vemos tantas lesões nos pés e pernas inferiores (canelite, dor na fáscia plantar, metatarsalgia e problemas no tendão de Aquiles) é porque as pessoas chegam a cada corrida com pés fracos.

A Lei de Wolff diz que os tecidos se adaptam com base na demanda que recebem. Colocar menos entre você e o chão significa que o amortecimento e a geometria do sapato não podem fazer o trabalho por você. Passar um tempo caminhando e sim, correndo, com tênis minimalistas carregará seu pé e a perna inferior muito mais. Essa carga aumentada indica ao seu corpo para construir ossos mais fortes, músculos, tendões e durabilidade nos pés. E uma conexão direta entre seus pés e o chão faz maravilhas para o seu sistema nervoso, seu senso de estabilidade e pode ajudar a filtrar alguns desequilíbrios em sua passada.

Adicionar um tênis minimalista à sua rotação pode resultar em uma desaceleração em algumas corridas, e você deve começar com pequenas doses, mas valerá a pena grandes dividendos em seu corpo e sua passada que se estenderão para qualquer calçado e situação que você enfrente.

+ As mulheres precisam de tênis de corrida específicos?

3. O tênis de prova

Tênis de prova
Exemplos de tênis de prova. Foto: 101 Degrees West

Se você é um corredor feliz sem correrias, ou corre apenas pelas experiências e interações sociais, dois tipos diferentes de tênis são tudo o que você precisa. (Nesse caso, você pode correr com seus tênis de amortecimento.)

Alguns de vocês, no entanto, só estão realmente vivendo entre o momento em que o sinal de partida soa até atravessarem a linha de chegada. Se este é o seu caso, é hora de encontrar um tênis de corrida para completar seu conjunto de tênis.

Esse tipo de tênis é sobre velocidade. O que faz um “tênis rápido”? Por décadas, os tênis de corrida eram “sapatilhas” com pouco entre os pés e o chão. Esses sapatos visam leveza em detrimento da durabilidade e proteção. De acordo com pesquisas, tênis mais leves são de fato mais rápidos. Você ainda pode encontrar e correr com tênis de treinamento leves, tênis para corridas em estrada, tênis leves para trilha para aventuras off road ou com um par para pista ou cross country.

+ Quando se trata de tênis de corrida, o quão leve é leve demais?

Nos últimos anos, no entanto, todo o burburinho tem sido sobre a nova safra de “super tênis” com solas grossas e elásticas que prometem melhorar sua corrida em alguns pontos percentuais e redefinir os limites do desempenho humano. Todo corredor quer saber: “Eles funcionam?” Os super tênis mostraram aumentar marginalmente sua velocidade com o mesmo esforço e, pelo que se sabe, se você chegar a uma corrida de elite sem esses sapatos, você já está em desvantagem, pois todos os outros no topo estão usando-os.

Então, você deve se juntar a eles? Isso depende. Antes de gastar mais de R$1.500 em um par, aqui está o que você precisa saber sobre super tênis: Você primeiro deve estar ciente de que super tênis não funcionam para todos. Atualmente, esses sapatos são ajustados para corredores na faixa de 50 a 65 kg que estão se movendo muito rápido. Se você estiver abaixo ou acima dessa faixa e correndo mais devagar, você pode não sentir muito, ou nenhum, efeito (o sapato pode, na verdade, parecer macio, volumoso ou controlador, de uma maneira ruim). E por razões não totalmente compreendidas, um punhado de pessoas nessa categoria de elite também não obtém benefícios.

+ O que é um super tênis e por que ele não é para qualquer corredor

Super tênis também custam várias vezes mais do que seus tênis de amortecimento, ou mesmo outras modelos de corrida. Vale a pena conversar com seu revendedor local sobre super tênis, mas se você não estiver pronto para gastar uma fortuna em trampolins, um tênis de corrida tradicional, ou um tênis de treino ultraleve, com um terço do preço, ainda merece séria consideração. Alternativamente, existem diversos super tênis que com pilha alta e placas de carbono, mas em vez disso usam uma placa flexível para ajustar a resposta do sapato. Esses tênis são bastante leves e economizarão cerca de R$ 500 que você pode gastar em mais inscrições para corridas.

Se você optar por gastar em super tênis, esteja ciente de que eles são basicamente grandes molas ajustadas sob seus pés. Eles agem como mini-trampolins, carregando e impulsionando você para frente com cada passada para correr com menos esforço. Isso tudo parece ótimo… até você perceber que a maneira como você pula em um trampolim é muito diferente de pular no chão.

Esses tênis mudam significativamente sua forma de correr. Mesmo com placas embutidas que ajudam a moderar e direcionar as forças explosivas, elas podem amplificar desequilíbrios em seu corpo e forma—trampolins não apenas te impulsionam para cima, eles te impulsionam para qualquer lugar que você os carregue. Então, se você pousar de forma instável, eles vão te impulsionar de volta de forma instável, causando instabilidade e tensão em toda a cadeia, desde os pés até os tornozelos e joelhos. Esta é uma das razões pelas quais recomendo fortemente que você não treine com super tênis—exceto pela pequena quantidade que você precisa para se acostumar com a passada alterada se você pretende usá-los no dia da corrida—e depois de introduzi-los lentamente em sua rotação da mesma forma que fez com seu tênis minimalista.

Essa abordagem de três tênis ajudará o corredor a construir tolerância para as novas cargas trazidas por novos tênis. Seu corpo se adaptará e prosperará. Ter a ferramenta certa para cada um de seus objetivos de corrida ajudará você a construir durabilidade para correr consistentemente e obter mais do esporte que você ama.

 

*Jay Dicharry é um fisioterapeuta, professor e autor norte-americano do livro “Running Rewired”. Ele passa seus dias tentando ajudá-lo a alcançar seus objetivos e contando os dias até o momento em que seus filhos serão finalmente mais rápidos do que ele.