Tênis de corrida: tudo o que você precisa saber

Por Redação

Como escolher o tênis de corrida
Créditos: kikovic/shutterstock

Se você quer correr rápido, você tem que vestir a peça. Sim, isso significa usar suas roupas favoritas que são leves, respiráveis, permitem total amplitude de movimento e não irritam no final de uma corrida. Mas o mais importante significa ter um par de tênis que seja leve e rápido para o dia da corrida.

+ Made in Brazil: uma seleção de tênis de corrida 100% fabricados por aqui

+ 7 dicas para fazer seu tênis de corrida durar mais

Os tênis de corrida de hoje são mais eficazes e mais diversificadas do que nunca. Encontrar o modelo certo para você depende de algumas questões, como: o tipo de corrida que você pratica, o seu ritmo, a sua passada e, é claro, o seu orçamento.

Aqui estão onze perguntas para ajudá-lo a decidir qual tênis comprar para sua corrida, além de como otimizar a forma como você treina e corre com eles.

 1. Qual é a importância do seu tempo de corrida?

Se você está perseguindo uma meta de tempo ambiciosa, você pode querer investir em um modelo de corrida de alta qualidade feito com ferramentas para o melhor desempenho.

Mas, se o seu objetivo é apenas terminar ou desfrutar de uma corrida forte entre amigos, você pode preferir, apenas, um par de sapatos mais confortável.

Há muitas opções em cada categoria, portanto, tudo se resume aos seus objetivos e expectativas. Então pense em quanto você deseja investir em um tênis de corrida e, o mais importante, encontre um par de tênis que funcione bem para seus pés e seu ritmo.

2. Os super tênis valem o preço?

Sejamos francos para evitar choques: tênis de corrida de alta qualidade com placas de propulsão de fibra de carbono embutidas nas entressolas são caros! Se você for comprar um desses modelos de primeira linha, deverá pagar de R$ 1.200 a mais de R$ 2.000.

Os sapatos valem a pena? Se você deseja correr o mais rápido e eficientemente possível em relação ao seu treinamento, o custo certamente valerá a pena.

Mas, você pode correr uma corrida rápida sem esses sapatos modernos? Sim, claro, mas terá que trabalhar um pouco mais para fazê-lo. Gerações de corredores correram tempos rápidos e estabeleceram novos recordes pessoais usando sapatos que hoje parecem de baixa tecnologia. Se você não quer gastar tanto dinheiro em um par de tênis, existem muitos tênis leves e rápidos de médio porte que você pode considerar, e muitos corredores correm bem em seus tênis.

3. Que distância você está correndo?

Para corridas mais longas – 10 km, meia maratona, maratona e eventos de ultradistância – você provavelmente desejará ter um pouco de amortecimento sob os pés. Isso não significa que você tenha que selecionar um sapato com amortecimento máximo com uma alta pilha de espuma na entressola, mas definitivamente significa que você não quer um sapato minimalista, a menos que faça a maior parte do seu treinamento neles.

Não importa se você está nas estradas ou trilhas, se você estiver correndo longas distâncias, a maioria dos corredores aprecia algum tênis confortável sob os pés principalmente nos últimos quilômetros da corrida – e agora você pode conseguir isso sem adicionar peso, devido às espumas ultraleves de hoje.

Para distâncias mais curtas, no entanto, você pode querer um sapato que seja mais baixo no chão e tenha uma sensação mais ágil, propícia a ritmos mais rápidos.

-Publicidade-