7 dicas para fazer seu tênis de corrida durar mais

Por Outside USA

7 dicas para fazer seu tênis de corrida durar mais - Go Outside
Foto: Shutterstock

Tênis de corrida não são feitos para durar para sempre, especialmente se você estiver percorrendo muitos quilômetros. Mas com o alto custo de trocá-los com frequência (monetariamente e ambientalmente), queremos que eles tenham uma vida útil maior do que eles costumam ter.

Saiba que existem maneiras de cuidar da sua principal ferramenta de corrida para que ela dure mais. Aqui estão sete truques para salvar seus tênis:

+ Como escolher tênis para corrida e quais usar em 2022
+ 4 estratégias para correr mais – e com menos esforço!

7 dicas para fazer seu tênis de corrida durar mais

1. Torne-os à prova de intempéries

Antes de usar seus tênis para correr, aplique um spray à prova de intempéries, diz Laina Gossman, uma veterana da indústria de calçados. A intenção não é necessariamente proteger seus pés de se molharem com o clima (tênis de corrida são projetados para respirar e inevitavelmente deixarão entrar), mas para proteger o material do próprio tênis.

A proteção contra intempéries não apenas protege o couro de seus sapatos contra danos causados ​​pela chuva e neve, mas também ajuda a evitar que absorvam manchas. “Depois de aplicar o protetor contra intempéries, ele cria uma barreira que permite limpar facilmente a sujeira com lenços umedecidos ou um pano úmido”, diz Gossman.

2. Limpeza em primeiro lugar

Impermeabilizar seus sapatos torna-os fáceis de limpar, mas limpá-los na verdade é outra coisa.

Voltando de uma trilha lamacenta? Use um pano úmido e cerca de uma colher de chá de sabão anti-gordura suave ou sabão em pó para limpar o tecido na parte superior do sapato. Para sujeira e areia mais difíceis, esfregue com uma escova de dentes velha e um limpador de calçados esportivos.

E embora a ideia de simplesmente jogar seus tênis sujos na máquina de lavar seja tentadora, quase todas as marcas recomendam que você pule o ciclo de centrifugação, pois submergir seus sapatos pode causar danos. Portanto, sempre opte por uma limpeza local muito mais suave.

3. Bata os tênis

Para tênis cheios de lama, certifique-se de limpá-los assim que sua corrida terminar. “Quando a lama se acumula, pode afetar negativamente a tração do tênis”, Stephanie Schappert, ex-corredora profissional.

Sem mencionar que quanto mais a lama fica em seus sapatos, mais difícil é se livrar dela. “Depois de sua corrida, bata os tênis um no outro para que a lama e a sujeira sejam despejadas”, diz Schappert. “Também removerei a palmilha, o que garantirá que não haja sujeira ou pedras embaixo dela.” Assim que o excesso sair, limpe o local com água morna e um pano úmido ou escova de dentes e sabão, detergente ou limpador de calçados esportivos.

4. Deixe o tênis respirar

Depois de uma boa lavagem – ou uma corrida chuvosa – certifique-se de dar tempo suficiente para que seus sapatos sequem ao ar livre.

“Colocá-los na secadora ou perto de um aquecedor pode encolher os sapatos ou mudar a forma do sapato”, diz Gossman. Em vez disso, remova os forros e encha seus tênis com jornal ou toalhas de papel para absorver a umidade, sugere Schappert (meias cheias de arroz ou areia para gatos também funcionarão). Deixe-os em um local seco – ao ar livre, ao sol é o ideal – e substitua o enchimento de papel a cada poucas horas até que os sapatos estejam completamente secos, o que pode levar um dia inteiro.

7 dicas para fazer seu tênis de corrida durar mais

5. Cuide dos forros e palmilhas

As palmilhas também precisam de cuidado. À medida que os sapatos secam, remova as duas e jogue-as no tanque e lave em água morna. Só não coloque os forros na secadora, diz Gossman, pois eles podem ser danificados pelo calor alto.

No entanto, se você tiver palmilhas especiais ou órteses de prescrição, certifique-se de seguir as instruções de cuidados que as acompanham.

6. Sem chulé!

O odor incontrolável pode ser uma das razões pelas quais você desistiria de seus tênis de corrida antes que eles estivessem realmente desgastados, mas existem maneiras de se antecipar e vencer os cheiros ruins de suor e chulé.

Se seus tênis estiverem muito fedidos, enrole-os em um saco plástico e coloque-os no freezer por até 48 horas para eliminar qualquer bactéria causadora de odor. Outra maneira de combater o mau cheiro? Coloque um desodorizante de sapato de carvão de bambu após cada corrida. “Eles sugam a umidade e tiram o cheiro sem adicionar nenhum cheiro”, diz Gossman. “Eles também recarregam sob luz solar direta, então duram até um ano.”

7. Tênis de corrida apenas para correr

A melhor maneira de obter o máximo de quilometragem de seus tênis? Use-os estritamente para correr. “Tenho um par para treinar e outro para caminhar, fazer ginástica e fazer cross-training”, diz Schappert. “Isso ajuda a aumentar a longevidade de seus tênis de treino, porque você não está usando seus sapatos para passear.”

+ O que comer no pré-treino de manhã?

-Publicidade-