Como escolher tênis para corrida e quais usar em 2022

Por Redação

Como escolher tênis para corrida e quais usar em 2022 | Go Outside
Ultraboost 22 - Foto: Divulgação/Adidas

Escolher o seu tênis de corrida não é uma tarefa fácil em meio a tantas possibilidades de marcas nacionais e internacionais. Para garantir que você faça uma boa escolha, listamos  os principais fatores que você precisa observar ao experimentar diferentes modelos – e indicamos algumas opções de tênis para usar em 2022. Confira as dicas:

+ O que você precisa saber sobre o tamanho do tênis
+ Testamos: Olympikus Corre1 Eco
+ Testamos: tênis Fila KR5

Como escolher tênis para corrida

Calcanhar

Você deve sentir que seu calcanhar está encaixado e confortável, mas não apertado. Você deve ser capaz de deslizar seus pés para fora mesmo com os cadarços no lugar, só que não amarrados. Passar os cadarços até os últimos ilhós (furinhos) minimiza as chances do pé escorregar dentro do calçado.

Haverá algum movimento do calcanhar, mas não deve ser desconfortável. Qualquer irritação que você sentir na loja será amplificada uma vez que você sair para correr na rua, então é bom prestar atenção.

Peito do pé

A parte de cima do tênis deve ficar confortável e segura em volta do peito do pé. Se você sentir pressão ou aperto nessa área, é porque precisa de mais espaço. Se um tênis que parece ótimo nos outros aspectos tem pontos de pressão no seu pé embaixo do cadarço, tente algumas formas alternativas de amarrá-lo antes de pular para o próximo.

Largura

Seu pé deve ser capaz de se mover para o lado no antepé (parte da frente) do tênis sem ultrapassar a borda da palmilha. Você ainda deve ter cerca de 0,6 cm de espaço entre o tecido da parte de cima do tênis e os dedos, já que seu pé pode inchar durante a corrida. Se o tênis é muito estreito, você vai sentir a base do seu dedinho tocar a beira da palmilha.

Comprimento

Os pés incham e alongam durante uma corrida, então tenha certeza de que há um espaço de um polegar entre seu maior dedo do pé (nem sempre é o dedão) e o fim do tênis. Um amigo ou um vendedor podem medir isso enquanto você fica de pé com seus tênis amarrados. Seus dedos também deve podem se mexer para cima e para baixo sem problemas.

+ Por que você deve ficar de olho na Olympikus em 2022

Flexibilidade

Cheque a flexibilidade antes calçar o tênis na hora de escolher o modelo para corrida. Você pode fazer isso segurando o tênis pelo calcanhar e pressionando a ponta dele no chão. O calçado deve dobrar e curvar ao longo da mesma linha que seu pé flexiona. Um ponto de flexão não bem alinhado pode levar à dor no arco do pé ou fascite plantar, enquanto falta de flexibilidade leva a problemas como tendão de Aquiles e dores na panturrilha.

Sinta

Conhecer o tipo de arco do seu pé ou sua mecânica de corrida é só uma parte da história. Você ainda precisa encontrar um tênis que combine com o contorno e movimentos do seu pé. E você não consegue uma boa noção disso apenas ficando em pé, afirma James. Então, dê um trote com o tênis, seja no corredor ou na esteira da loja, se ela possuir uma. Uma sensação natural de suporte embaixo do arco funciona para a maioria das pessoas, James diz. Se você começar a sentir cãibras no pé por causa do suporte, ele provavelmente não é a melhor opção. Seu tênis deve complementar e suportar sua passada, não tentar alterá-la.

Modelos para usar em 2022

adidas Ultraboost 22

Ultraboost 22 - Como escolher tênis para corrida e quais usar em 2022 | Go Outside
Ultraboost 22 – Foto: Divulgação/Adidas

O tênis de corrida mais popular da adidas ganhou uma nova versão em 2022. O Ultraboost 22 conta com uma ponta do pé com 4% a mais de retorno de energia comparada ao Ultraboost 21 para mulheres. O modelo foi desenvolvido especialmente para corredoras, de acordo com a marca. O modelo masculino continuou com as mesmas características da geração anterior.

O cabedal do tênis é feito com fios que contêm pelo menos 50% de plástico reciclado de ilhas remotas, praias, comunidades costeiras e litorais. Sua plataforma é feita 100% em BOOST, cabedal produzido em PRIMEKNIT, e solado revestido com a borracha da marca de pneus Continental.

Nike Zoom Fly 4

Nike Zoom Fly 4 - Como escolher tênis para corrida e quais usar em 2022 | Go Outside
Zoom Fly 4 – Foto: Divulgação/Nike

Lançado no fim de 2021, o Nike Zoom Fly 4 tem a entrada do pé feita com o material Nike Flyknit, tecido com uma boca elástica que deixa os pés mais firmes. A parte de cima é mais macia e ventilada que o Zoom Fly 3.

Olympikus Corre1 Eco

Olympikus Corre1 Eco - Como escolher tênis para corrida e quais usar em 2022 | Go Outside
Corre1 Eco – Foto: Divulgação/Olympikus

O Olympikus Corre1 Eco é a versão ecológica do modelo mais forte da marca, o Corre1. Feito com materiais renováveis como poliéster 100% reciclado a partir de garrafas plásticas, EVA Verde produzido a partir da cana de açúcar e borracha natural extraída da seringueira (que libera 17 vezes menos CO²/tonelada e gasta 13 vezes menos energia em sua produção), ele é leve e flexível.

+ Guia Hardcore: Outline de uma prancha de surf

-Publicidade-