Quando se trata de tênis de corrida, o quão leve é leve demais?

O Adizero Adios Pro Evo 1, um supertênis inovador da Adidas

Em 24 de setembro de 2023, Tigst Assefa, da Etiópia, pulverizou o recorde mundial feminino na maratona em dois minutos e 11 segundos, registrando incríveis 2:11:53. E ela fez isso no novíssimo Adizero Adios Pro Evo 1, um supertênis inovador que a Adidas anunciou apenas 10 dias antes.

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O principal atrativo do Evo 1: ele pesa apenas 138 gramas. Isso é 40% mais leve do que qualquer outro supertênis de corrida criado pela Adidas, 25% mais leve do que o Nike Vaporfly (que tem 184 gramas) e 32% mais leve do que o ASICS Metaspeed Sky+ e o Saucony Endorphin Elite (ambos com 204 gramas).

No mundo da corrida, mais leve significa mais rápido — uma ideia da qual o esporte finalmente começou a se afastar em termos de tamanho corporal, mas que ainda se aplica absolutamente ao equipamento, como Assefa comprovou em Berlim.

Adicionar 100 gramas por tênis prejudica a economia e o desempenho da corrida, confirmou um estudo publicado em 2020 no periódico Frontiers in Physiology, reforçando descobertas desde a década de 1980. O oposto também é verdadeiro: “Para cada 100g que você remove de um tênis, você obtém cerca de 1% de melhoria na economia de corrida”, diz Matthew Klein, professor de Fisioterapia na West Coast University Center for Graduate Studies e fundador da Doctors of Running. Uma economia de corrida aprimorada não se traduz diretamente em velocidades mais rápidas; apenas significa que você pode manter um esforço mais intenso por mais tempo.

“Peso mais leve sempre vai contribuir para o desempenho, desde que você não sacrifique alguma outra área de desempenho do tênis”, explica Geoffrey Gray, fundador da Heeluxe Footwear, um laboratório independente de pesquisa de calçados.

Claramente, no caso de Assefa, o Evo 1 não sacrificou nenhum elemento de desempenho. A Adidas reduziu significativamente o peso usando um processo de fabricação diferente para criar uma versão mais leve e elástica da espuma Lightstrike Pro deles; substituindo a borracha Continental na sola por uma borracha muito mais fina sem ranhuras; e afinando a parte superior para uma casca translúcida.

Mas só porque Assefa teve uma corrida incrível no Evo 1 não significa que esse tipo de tênis ultraleve seja adequado para todos os corredores. Outros atletas da Adidas usaram o novo tênis em Berlim e não quebraram nenhum recorde mundial. “Eu acho que este tênis será importante para algumas pessoas, mas não acho que haverá um tênis que funcione bem para todos”, diz Gray.

É meio como a forma como diferentes corredores respondem de maneira diferente às placas de carbono. Quando o supertênis original, o Nike Vaporfly 4%, foi introduzido pela primeira vez em 2017, ele melhorou a economia de corrida (em ritmos entre 5:22 e 6:54 por milha) em uma média de quatro por cento, mas os resultados individuais variaram de 1,59 a 6,26 por cento, determinou um estudo publicado em Medicina Esportiva. E ritmos mais lentos verão menos benefício, descobriu uma pesquisa publicada em 2023 no The International Journal of Sports Physiology and Performance; corredores registrando milhas de 8:03 viram um aumento de 1,6 por cento, enquanto os de 9:40 viram apenas um aumento de 0,9 por cento, em média.

Da mesma forma, um tênis leve pode interferir na biomecânica de uma maneira que dificultará a sustentação de um esforço específico. Dada a peso e a altura da entressola deste tênis em particular (que é de 39 milímetros no calcanhar e 33 milímetros na frente), “eu presumo que será muito macio porque a espuma será de baixa densidade”, diz Klein.

Ele não está errado. Não é como uma mola; é como um amortecedor de espuma ou trampolim. “Isso exige controlar seu pouso a cada passo”, explica Klein. “Se você não puder, toda a sua energia, em vez de ir para a frente, vai para o lado, e seus músculos intrínsecos terão que trabalhar muito para garantir que você esteja estável na plataforma e capaz de absorver adequadamente esse impacto.” Tradução: Seus quadríceps, quadris e tornozelos ficarão exaustos muito antes de você chegar ao final da corrida.

Você também precisa entender como usar um tênis assim, e, neste momento, a Adidas não está deixando muito espaço para tentativa e erro. Um tênis é uma ferramenta, e você pode não ter a capacidade de usar essa ferramenta específica, especialmente sem prática. “Não qualquer um pode dirigir um Lamborghini”, diz Klein.

A analogia com o Lamborghini é pertinente em vários aspectos: em primeiro lugar, o Evo 1 é o supertênis mais caro já lançado. E a Adidas diz que é bom apenas para uma maratona e um período de familiarização (a empresa não especifica a quilometragem exata), tornando-o essencialmente um tênis de uso único — não ótimo do ponto de vista da sustentabilidade. Finalmente, apenas 1.000 pares serão lançados, o que o torna inacessível para a grande maioria dos corredores, mesmo que pudessem pagar.

Felizmente, existem mais opções de tênis do que nunca projetadas para atender às diferentes experiências do usuário — e todos estão ficando mais leves também, diz Gray. “Estamos coletando dados há 13 anos agora, e vimos o peso médio de um tênis de corrida tamanho nove para homens diminuir de 10,2 onças para 9,1 onças”, diz Gray. “Amortecimento, durabilidade, estabilidade — todas essas coisas estão melhorando com menos peso.”

A evolução dos supertênis continua. O Evo 1, no entanto, é um passo importante na evolução desses tênis. “O que costumava nos limitar era um equilíbrio entre peso e amortecimento — havia apenas um limite de leveza antes que você começasse a sacrificar o amortecimento e as coisas começassem a sofrer”, diz Klein. “Este tênis é meio que uma prova de conceito — a Adidas está dizendo que somos capazes de combinar super leveza com super amortecimento, e agora eles só precisam desenvolvê-lo até o ponto em que se torne mais acessível.”

Mas lembre-se: mesmo com 138 gramas, este não é o tênis mais leve já feito para corrida de alto desempenho. “Nem perto”, diz Gray. “Mas é uma oportunidade para as marcas repensarem os materiais que usam e como um tênis é construído, e esse tipo de pensamento inovador definitivamente vai criar mais inovação.” E inovação significa mais opções e mais oportunidades para cada corredor encontrar o tênis que funciona melhor para ele.







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