O seu maior companheiro de trilhas passa poucas e boas com você e te carrega na terra, na lama e no mato, além de aguentar pedras, galhos, chuva, e por aí vai. Sim, estamos falando do seu sapato. Mas para que ele continue sendo o seu fiel escudeiro nas corridas, você precisa saber como cuidar do seu tênis de trilha.
+ Como amenizar o impacto na corrida
+ Encare trilhas desafiadoras com o Cascadia 16, o tênis de trilha da Brooks
Primeiro de tudo, invista em modelos que tenham estrutura adequada para aguentar diferentes terrenos. Tênis com a tecnologia Rock Plate, por exemplo, têm um solado em borracha tratorada que proporciona maior proteção contra superfícies acidentadas.
Também é importante observar se o sapato tem tração em subidas e descidas mesmo em superfícies molhadas, para que ele não se desgaste facilmente na lama e em corridas na chuva.
Como cuidar do seu tênis de trilha
Tendo o modelo certo em mãos, crie uma rotina de cuidados – mas não comece a se preocupar com os seus tênis de trilha só quando eles já estiverem sujos e desgastados. Previna-se! Um ótimo começo é impermeabilizá-los, o que torna a limpeza mais fácil. Existem sprays e cremes de impermeabilização prontos, mas há quem prefira técnicas mais roots, como usar vela ou cera de abelha.
Limpeza
Bata os seus tênis um no outro para tirar o excesso de lama ou qualquer outra sujeira assim que a corrida acabar. Quanto mais barro, mais difícil será a remoção. Além disso, o acúmulo de sujeira pode afetar a tração do tênis.
Ainda imediatamente após a trilha, tire a palmilha do tênis para remover possíveis pedras, pequenos galhos e qualquer sujeira que possa desgastar o interior do sapato. Lave-as com água morna.
+ 6 maneiras de turbinar o bom humor e deixar sua corrida mais divertida
+ Os melhores treinos para emplacar durante viagens
Use um pano úmido com sabão neutro para limpar o tecido na parte superior do sapato. Para a sujeira em locais mais difíceis, esfregue com uma escova de cerdas macias, também com água e sabão neutro.
Lavar o tênis na máquina não costuma ser uma boa ideia. Submergir o sapato na água pode danificá-lo, então a limpeza local é mais adequada.
Deixe o tênis respirar
Depois da limpeza com o pano úmido e a escova, deixe o tênis e as palmilhas secarem na sombra, em um local seco e arejado. Secadoras ou máquinas podem fazer com que o tênis encolha ou mude de formato.
Mesmo quando você não for limpar o seu tênis de trilha completamente após uma corrida, é importante deixá-lo respirar em local seco e arejado por cerca de 12 horas. Essa etapa retira os odores naturalmente.
Para lidar com mau cheiro excessivo nos tênis, anote esta dica: enrole os sapatos em um saco plástico e coloque-os no freezer por até 48 horas. Assim, você eliminará qualquer bactéria que pode estar causando o odor.