Publicidade

6 maneiras de turbinar o bom humor e deixar sua corrida mais divertida

NÃO É PAPO de autoajuda: existem processos químicos rolando lá dentro do seu cérebro durante uma corrida que são perfeitos para combater a depressão, a ansiedade e outros vilões da saúde mental.

Um trabalho de revisão publicado na revista científica Clinical Psychology Review demonstrou que “o treino fortalece um processo que confere resiliência duradoura contra o estresse”.

Veja também
+ Brooks lança primeira campanha produzida no Brasil
+ O seu guia definitivo da técnica de corrida uphill
+ Rocky Mountain Games: diversão para toda a família

Isso acontece porque a corrida regular produz as mesmas duas alterações responsáveis pela eficácia dos antidepressivos: aumenta os níveis dos neurotransmissores serotonina e norepinefrina e a formação de novos neurônios, ou neurogênese.

Exames de ressonância magnética (RMN) mostraram que, depois de uma intervenção com atividades físicas por seis meses, há um aumento visível no tamanho do hipocampo, área dedicada à produção e armazenamento das memórias, sentimentos e emoções.

Até o mercado já tem percebido a importância de associar o hábito de correr a algo mais leve e festivo, contrariando aquela impressão de sofrimento que muita gente transmite enquanto treina.

Líder norte-americana que desembarcou no Brasil e lança a sua primeira campanha nacional, a Brooks apostou na combinação da tecnologia com a irreverência, difundindo o conceito Run Happy mundo afora, com um posicionamento que levanta a bandeira da alegria e da liberdade que cada um deve ter para correr do jeito que quiser, priorizando apenas a própria felicidade.

As razões pelas quais as atividades físicas de um modo geral e a corrida em particular podem ser aliadas tão poderosas do bem-estar ainda serão muito estudadas, mas uma coisa é certa: você pode tornar seu giro de todo dia mais prazeroso com atitudes simples e eficientes, que vão melhorar – e muito – o seu aproveitamento de todos esses benefícios cientificamente comprovados. Vamos a elas!

DIGA-ME COM QUEM CORRES

Correr sozinho pode ser muito prático e às vezes é a melhor escolha para botar as ideias em ordem. Mas as boas companhias têm o poder de transformar um girinho à toa no ponto alto do seu dia. Tem aqueles que te ajudam a correr mais forte e os que trazem boas conversas (há quem mande bem nas duas coisas, aliás). O mais importante na hora de escolher um parceiro de treino é buscar alguém animado, com disposição e o ritmo parecido com o seu. Grupos de corrida funcionam bem para quem precisa de uma dose extra de energia: você sempre encontra alguém na mesma vibe que você.

LINHA DE CHEGADA

corrida

O ponto final do seu percurso pode ser um incentivo a mais na sua corrida. Saber que você vai chegar e tomar o seu açaí preferido, apreciar a vista mais linda da cidade ou encontrar um amigo para almoçar é um estímulo que torna toda a jornada mais prazerosa e feliz. Na hora de decidir o trajeto do seu próximo longão, pense em algo que te faça ainda mais feliz quando a corrida terminar.

BRINQUEDO NOVO

Quem não ama estrear um tênis ou qualquer outro equipamento novo? A corrida vira um test-drive divertido e nos faz mais presentes quando estamos atentos ao impacto
de algum item no nosso desempenho. E como não dá para ter uma novidade a cada giro, aposte na composição do seu look: boné, viseira ou óculos escuros? Shorts soltinhos ou uma legging com bolso para levar o celular? Pense nas suas escolhas como aliadas da sua corrida e brinque de atribuir qualidades mágicas aos seus equipamentos de todo dia.

FATORES EXTERNOS

corrida

Aprenda a dançar conforme a música. Aproveite um dia quente de sol para correr bem cedinho e ver a cidade acordar, com o ar ainda fresco. Se a previsão é de garoa, experimente uma jaqueta impermeável e deixe a chuva molhar. A temperatura caiu? A boa pedida é correr na hora do almoço, terminando o treino com uma refeição caprichada. Para quem olha o lado cheio do copo, toda corrida vale a pena e tem final feliz.

VARIAÇÕES DO MESMO TEMA

corrida

Se você já é um corredor experiente, sabe que existem mil maneiras de correr. Se ainda está começando, pegue essa máxima. Você não precisa correr sempre do mesmo jeito, pelos mesmos percursos. Procure variar caminhos e estímulos, incluindo escadarias, subidas, praças e parques diferentes dos que costuma frequentar. Corra na areia, descalço ou com um tênis bem levinho. Experimente um estradão de terra batida ou sair do asfalto do canteiro central e pegar o gramado. Correr em pistas de atletismo é muito diferente de girar pela orla da sua cidade. Bote alegria nas pernas e dê mais repertório para os seus músculos, ossos e cérebro. De quebra, a mudança de solicitação proporcionada pelos diferentes terrenos é uma ótima maneira de te proteger de lesões.

TRILHA SONORA

corrida

Uma playlist animada é, sem dúvidas, um excelente combustível para a alegria, e não faltam opções de playlists já prontas nos agregadores de áudio. Mas fazer a sua própria seleção pode ser uma forma divertida de criar “gatilhos do bem”, ou seja, batidas, letras e melodias que despertem boas emoções durante o treino. Agora, se a corrida for em trilhas ou perto da praia, experimente se conectar apenas com os sons que vêm de fora: o canto dos pássaros, o barulho do córrego, do vento ou do mar são estímulos comprovadamente positivos para o seu bem-estar.







Mais Conteúdos

Os benefícios da corrida para o seu cérebro

A corrida pode trazer benefícios para o cérebro que vão muito além daquela sensação de euforia pós-treino.

O ano em que Courtney Dauwalter se tornou a maior de todos os tempos

Documentário proporciona uma visão detalhada de como Courtney Dauwalter conseguiu a Tríplice Coroa das corridas de trilha em 2023: Western States 100, Hardrock 100 e UTMB

Como diminuir a sobrecarga no joelho na corrida?

Todos nós sabemos que o risco de lesões na corrida é bem alto. A incidência de lesões varia de 19% a 79%. Destas, 80%...

5 problemas de pele comuns em corredores e como solucioná-los

Correr embaixo do sol pode ser maravilhoso, o dia é lindo e há algo sobre terminar uma corrida coberto de suor que faz você...