Com o clima ficando mais quente com a entrada da primavera, os treinos de corrida passam a absorver um pouco mais de vitamina D e a registrar mais quilômetros. A temperatura mais quente implora por mais tempo gasto ao ar livre em qualquer capacidade, mas a única ressalva para isso é garantir que você se prepare para evitar lesões durante o resto dos meses mais quentes.
Leia mais:
+ Como começar a correr e realmente gostar do esporte
+ Saúde dos pés: 3 comuns erros que corredores cometem
+ Dor na corrida: tudo o que você precisa saber
Esses fatores podem ser intrínsecos ou extrínsecos. Os fatores extrínsecos incluem os sapatos que usamos, as superfícies em que corremos e a forma como a quilometragem aumenta. Já os fatores intrínsecos incluem a mecânica de corrida, flexibilidade, experiência, histórico de lesões e nível de força. É uma combinação desses fatores que pode resultar em lesões, especialmente quando você está apenas começando ou voltando depois de um hiato de corrida.
Muitos de nós também tendemos a confundir dor ou falta de flexibilidade com lesão, por isso é importante identificar se as dores que você sente são apenas musculares ou algo mais sério. Aqui estão algumas dicas e truques simples que você pode implementar agora para evitar lesões na corrida enquanto você aumenta a resistência e a quilometragem.
1. Esteja ciente da milhagem excessiva
Quando o plano exige um loop de três milhas, mas você atinge seu ritmo, sua lista de reprodução é fogo e o clima apenas implora para você continuar, você faz . E se isso acontecer uma ou duas vezes por semana, não é grande coisa. No entanto, muito rápido demais traz um alto risco de lesão. Embora isso possa parecer estranho, há uma regra simples que você pode colocar em prática quando se trata de aumentar sua milhagem semanal.
Se você estiver correndo menos de 30 milhas (menos de 50km) por semana, aumente sua milhagem não mais que 20% por semana. Se você estiver correndo mais de 30 milhas por semana, aumente sua milhagem não mais que 10% por semana.
Aderir a esta regra simples pode ajudá-lo a evitar uma série de lesões por esforço excessivo. Além disso, pense em tirar pelo menos dois dias de descanso por semana quando estiver correndo mais de 40 milhas por semana. Com quilometragem nessa faixa, seu corpo precisa de tempo para se recuperar adequadamente. E quando digo dias de descanso, quero dizer descanso real, não um passeio de bicicleta de recuperação ou um mergulho fácil – quero dizer nada mais do que o esforço de uma caminhada.