Elaine Thompson conseguiu se superar durante a final dos 100 metros rasos femininos, e se tornou medalhista de ouro nas Olimpíadas de Tóquio, batendo um recorde olímpico com o tempo de 10s61. A prova foi disputada contra Shelly-Ann, que era a bicampeã até o momento.
+ Tóquio 2020: estreias eletrizantes no Triathlon e BMX freestyle; confira o resumo da madrugada
+ BMX Freestyle estreia com show dos favoritos
+ Skate ou surf? Oscar Berry quebra nos dois
Nessa modalidade o pódio foi preenchido por atletas jamaicanas, com Shelly-Ann medalhista de prata e Shericka Jackson, medalhista de bronze.
Anteriormente o recorde de minutagem havia sido conquistado pela americana Florence Griffith-Joyner, com 10s62, nas Olimpíadas da Coreia do Sul em 1988. Na Rio-2016 Elaine derrotou a bicampeã com o tempo de 10s71, cinco anos depois ela conseguiu atingir a segunda melhor marca da história.
A prova foi competiva entre Daryll Neita, Elaine Thompson-Herah, Teahna Daniels, Shelly-Ann Fraser-Pryce, Marie-Josee Ta Lou, Shericka Jackson, Ajla Del Ponte e Mujinga Kambundji. Mas nesta disputa quem se deu bem foram as jamaicanas, com três atletas classificadas, enquanto a Suíça teve duas atletas para representá-los. Grã-Bretanha, Costa do Marfim e Estados Unidos classificaram uma velocista.