O surf está prestes a estrear nas Olimpíadas e os atletas da modalidade estão animados com a previsão de que um tufão vai levar altas ondas para Tóquio.
As Olimpíadas de Tóquio estão sendo realizados durante a temporada de tufões, o que preocupa a população japonesa, mas empolga os surfistas pela expectativa de aumento de ventos e ondas na região.
Leia mais
+ Guia das Olimpíadas: tudo sobre o surf
+ Grande nome da canoagem, Isaquias Queiroz quer fazer história no Japão
+ Por que as marcas de surf não falam das Olimpíadas?
+ Emoção, homenagens e diversidade: como foi a abertura dos Jogos em Tóquio
A Surfline, fornecendo as previsões para Tóquio-2020, espera um aumento das ondas de ciclones tropicais a partir de domingo (25), no dia da estreia do surf, e ao longo da próxima semana, com uma sequência prolongada de ondas de tamanho médio durante a janela de oito dias da competição.
A previsão é de que a estreia do surf nas Olimpíadas na Praia de Shidashita tenha altas ondas devido a combinação de ventos offshore e a entrada de um forte swell de leste (direção boa para o pico) devido à passagem do tufão próximo à costa japonesa.
Caso a previsão se mantenha, o primeiro dia de competição poderá receber ondas entre 3 a 5 metros acompanhadas de muita chuva. Os gráficos de previsões animaram os surfistas que irão disputar os Jogos.
“Haverá boas ondas, há um forte tufão aqui na costa do Japão e sabemos que as ondas estão ficando maiores”, disse o presidente da Associação Internacional de Surfe, Fernando Aguerre, à Reuters, segundo informações da Agência Brasil.
Relatos de um possível tufão foram recebidos com alegria por alguns competidores.
“É pequeno, mas há ondas a caminho! Vamos nessa”, escreveu o surfista australiano Owen Wright no Instagram, depois da sua primeira sessão de treinos na praia Tsurigasaki.