O Japão confirmou que vai iniciar a vacinação de atletas e delegações contra a Covid-19 para as Olimpíadas de Tóquio no dia 1° de junho. Cerca de 600 esportistas vão receber a vacina, além de outras mil pessoas envolvidas, como treinadores, segundo a Bloomberg.
As vacinas estarão à disposição dos atletas por meio de um acordo firmado entre o Comitê Olímpico Internacional e a farmacêutica norte-americana Pfizer. Assim como no Brasil e em outros países, as vacinas disponibilizadas serão um acréscimo à campanha de vacinação do Japão.
Leia mais
+ Mais de 350 mil pessoas assinam petição para cancelar a Olimpíada
+ Jornal patrocinador das Olimpíadas de Tóquio pede cancelamento do Jogos por riscos da Covid-19
+ Cancelamento das Olimpíadas está fora de cogitação, diz COI
O Comitê Olímpico Japonês disse em uma coletiva em Tóquio na quarta-feira (26) que as doses serão administradas no Centro Nacional de Treinamento do Japão.
Embora a vacinação do país atualmente seja apenas para aqueles com 65 anos ou mais, bem como profissionais da área médica, os atletas que participam das Olimpíadas poderão ser vacinados devido ao acordo firmado entre o Comitê Olímpico Internacional (COI) e a Pfizer e a BioNTech.
O acordo para a vacinação, firmado no início do mês, foi uma medida dos organizadores dos Jogos para amenizar a tensão em relação às Olimpíadas, já que o Japão enfrenta uma alta de casos da Covid-19 e parte da população do país não concorda com a realização do evento.
Tamayo Marukawa, ministra responsável pelas Olimpíadas, disse na terça-feira (25) que o Japão receberá cerca de 20 mil doses da vacina, que também serão dadas a todos que trabalham nos Jogos, como intérpretes e árbitros, segundo a agência de notícias Kyodo.
As Olimpíadas de Tóquio estão programadas para começar no dia 23 de julho.