VALE DAS OSTRAS

Um punhado de cachoeiras com alturas que variam de 5 a 53 m


Depois da Caverna do Diabo, as cachoeiras são o maior atrativo turístico de Eldorado. A mais famosa delas é a Queda de Meu Deus – “meu Deus” é o que muita gente diz, impressionada, ao chegar a essa catarata de 53 metros de altura.

Existem duas maneiras de conhecê-la. Uma delas é por uma trilha de nível intermediário, passando por trechos com pontes de madeira e cordas, que dura uma hora e contempla piscinas naturais. A outra atravessa o Vale das Ostras propriamente dito, na comunidade Sapatu, entre Eldorado e Iporanga. São cinco horas de percurso, acompanhando o Ribeirão das Ostras, que percorre um terreno acidentado e forma mais de 10 cachoeiras de tamanhos e formatos variados. Ao longo dos cerca de 10 km de caminhada, há alguns pontos bons para banho. Como está situada em uma propriedade privada, o acesso é pago e a trilha precisa ser feita com monitor. As entradas de ambas as trilhas ficam próximas, a cerca de 2 km do acesso à Caverna do Diabo.

CURIOSIDADE
O Ribeirão das Ostras é o mesmo que atravessa a Caverna do Diabo. Então, quem visita a gruta e o vale conhece o mesmo rio de maneiras bem diferentes.

Serviço

Trilha do Vale das Ostras, Rodovia Benedito Paschoal de França, Itapeúna, Eldorado
R$ 15
www.eldorado.sp.gov.br