GUARATINGUETÁ

Aventure-se no sopé da Mantiqueira


Guará é conhecida pelo turismo religioso. A cidade tem uma catedral do século 17 e é a cidade natal de Frei Galvão, o primeiro santo católico nascido no Brasil. Além disso, Guaratinguetá é vizinha de Aparecida, onde fica o segundo maior templo cristão do mundo. Só que, além das igrejas da cidade, a zona rural preserva outros tipos de atrações em meio à natureza.

GOMERAL
O bairro fica a 30 km do centro de Guará, a caminho do Parque Estadual Campos do Jordão, o que se reflete em sua altitude, que varia de 800 a 1.900 m. O bairro tem também algumas atividades ecoturísticas que se destacam na região. O Vale Encantado é um cânion cortado por um rio cristalino. Para chegar lá é preciso encarar uma trilha de dificuldade moderada, de 7 km de duração e trechos com água até os joelhos. A Cachoeira da Onça tem 20 m de queda, um convite para a prática de cascading. O caminho mais fácil é de carro, pela estrada do Gomeral e uma trilha de alguns minutos. Mas você pode optar por uma trilha de 4 km que também passa pelo Poço do Tiozão e pelas cachoeiras Duas Irmãs, Tronco e Tritônia. Outra trilha, mais difícil, é a da Pedra Grande. São 6 km, com trechos que demandam uso de cordas, até o cume, a 1.800 m de altitude. No caminho, mirantes, quedas d’água e vista para o Vale do Paraíba.

LOGO ALI: COMIDA CAIPIRA
A culinária caipira se destaca em restaurantes e pousadas no Gomeral, especialmente no Festival da Truta do Gomeral, que costuma acontecer em julho.