Publicidade

SANTO ANTÔNIO DO PINHAL

O charme da montanha e presença da natureza, sem o agito de Campos


Vizinha bucólica e caipira da europeizada Campos do Jordão, Pinhal tem um clima de montanha que atrai turistas pelas pousadas e ateliês que trabalham madeiras locais. A pequena estância climática, com cerca de 6 mil habitantes, oferece alguns atrativos naturais. Parte pode ser vista do passeio de trem que liga a cidade a Campos pela ferrovia mais alta do Brasil (um trecho chega a passar de 1.700 m de altitude). São apenas 19 km, mas o traçado é sinuoso e a paisagem pede uma velocidade mais contemplativa, então a viagem dura cerca de duas horas, ida e volta.

CURIOSIDADE
“Estância climática” é um dos títulos concedidos pelo governo estadual a municípios que preenchem requisitos turísticos como baixa temperatura e clima de montanha, infraestrutura turística, atrativos naturais e  culturais. Outras estâncias climáticas são Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí e Cunha.

PICO AGUDO
Acessível por uma estrada de 3 km, a montanha é um mosaico de atrações em Pinhal. Serve de ponto para voos de parapente e asa-delta e também como mirante: a 1.700 m acima do nível do mar e com vista para a Pedra do Baú e boa parte do Vale do Paraíba, o pico é um destino popular para quem quer admirar o pôr do sol.

ESPORTES
Pinhal tem à disposição trilhas que podem ser percorridas a pé ou no pedal. A do Alto Lajeado liga a fazenda Renápolis à Lenz, em Campos. São 4 km com belas vistas panorâmicas. A Trilha do Tropeiro, de dificuldade moderada e 5 km de extensão, leva à Cachoeira Cassununga. A do Zigue-Zague tem o dobro de quilometragem e passa pela Cachoeira do Lageado, que, com 14 m de altura, é um destino buscado por praticantes de rapel. O cascading também rola na Cachoeira do Lefèvre, com imponentes 35 m.

CENTRO DE LAZER
O parque Jardim dos Pinhais reúne jardins temáticos, cada um com seu chamariz. O canadense tem tapetes de flores, o japonês ostenta pontes e peixes, o jurássico tem dinossauros decorativos espalhados. Agências locais organizam passeios como uma trilha que começa no bosque de araucárias do parque e termina, duas horas mais tarde, em um mirante para a Pedra do Baú. Também dá para fazer arvorismo, tirolesa, rapel e andar de quadriciclo.

SERVIÇO
Av. Antônio Joaquim de Oliveira, 2.600, Santo Antônio do Pinhal
Aberto de quarta a segunda (e nas terças de feriados) das 9h às 17h
A partir de R$ 19
Jardimdospinhais.com.br