Publicidade

CUNHA

Famosa pelo artesanato, a cidade também preserva encantos naturais

Encravada em uma área de planaltos e serras, Cunha é um dos municípios reconhecidos como estância climática pelo estado de São Paulo. Chamada pelos bandeirantes de “boca do sertão”, por ser um ponto de partida para se embrenhar em Minas Gerais, a cidade cresceu durante o período do café, no século 19, quando se emancipou de Guaratinguetá. Com 21 mil habitantes, está a meio caminho entre o Vale do Paraíba e Paraty (RJ) e atrai turistas pelo seu charme de montanha, artesanato e boa mesa.

CURIOSIDADE
Cunha foi palco de uma longa batalha durante a Revolução Constitucionalista, em 1932. Fazendas, casas e lavouras foram arrasadas.

PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR – NÚCLEO CUNHA
Florestas a mais de mil metros de altitude dão o tom desse núcleo do parque, que tem muitas cachoeiras e conta com mais de 240 espécies de aves, algumas delas em graus preocupantes de ameaça de extinção, como saudade e gavião-de-penacho. Há até uma trilha exclusiva para observação desses animais.

Ao todo, são dez percursos, com durações que variam de uma a nove horas. A do Rio Bonito, exigente, dura até quatro horas e tem 8 km de extensão. No caminho, mata fechada e a Cachoeira da Laje, boa para banho. A Trilha das Cachoeiras é autoguiada, tem dificuldade moderada, mas leva até seis horas em um roteiro que margeia o Rio Paraibuna e passa por algumas quedas d’água (parte da rota pode ser feita de carro). Já o Caminho das Vivências tem uma proposta diferente: você caminha descalço, de olhos vendados, por 50 m, a fim de aguçar os sentidos e aprofundar a interação com a natureza.

FIQUE ATENTO
Se quiser aproveitar os poços naturais e as cachoeiras, vá no verão.

SERVIÇO
Estrada do Paraibuna, km 20, Paraibuna, Cunha
Aberto de quarta a domingo, das 8h às 17h
R$ 16
Tel.: 12 3111-1818
pesm.cunha@fflorestal.sp.gov.br

PEDRA DA MACELA
A 1.850 m de altitude, ela marca a divisa com Paraty e fica dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina. É uma vista impressionante de vales e montanhas, até chegar a Paraty e à baía de Ilha Grande. Passeio clássico para quem quer explorar a natureza do município, são 2 km de caminhada de subida íngreme em estrada asfaltada. Se tiver mais um tempinho, visite as cachoeiras do Pimenta e do Desterro, que são fáceis de acessar e oferecem um bom banho.

FIQUE ATENTO
Não vale a pena subir a Pedra da Macela se o dia não estiver aberto.

SERVIÇO
Pedra da Macela – SP-171, sentido Paraty, km 65
Cachoeiras do Pimenta e do Desterro – Estrada do Monjolo

LOGO ALI: CERÂMICAS
Cunha é conhecida principalmente como a cidade dos ceramistas. Seus ateliês se espalham pelas ladeiras da cidade e há até eventos para marcar a abertura das fornadas. Outro destino local que se tornou popular nos últimos anos é o parque privado O Lavandário, onde você pode admirar o cultivo de lavanda em meio ao típico mar de morros do Vale do Paraíba.