A estreia do revezamento misto nas Olimpíadas de Tóquio teve um final eletrizante e vitória do time do Reino Unido após 1h23:24. Na reta final o time americano conseguiu uma recuperação impressionante e fechou o percurso 22 segundos depois. O bronze ficou com a equipe da França, tida como uma das favoritas da prova.
Leia mais
Norueguês Kristian Blummenfelt leva ouro no triatlo em Tóquio; brasileiro é 28º
Triatlo feminino: atleta de Bermudas garante primeiro ouro da história das ilhas
A medalha de ouro do Reino Unido melhora os resultados de dois integrantes da equipe: Alex Yee entre os homens e Georgia Taylor-Brown entre as mulheres conquistaram a medalha de prata na modalidade individual.
A vitória de hoje teve gosto ainda mais especial para Yee. Na prova individual realizada na madrugada de segunda-feira, ele liderou a disputa pela maior parte do tempo, mas não teve forças no final para acompanhar o sprint impressionante do norueguês Kristian Blummenfelt.
Mas a vitória nesta primeira edição olímpica do revezamento misto não foi nada fácil. Apesar de manter a liderança durante a maior parte da disputa, muitas vezes com uma folga confortável, os últimos quilômetros foram de intensa disputa com o time dos EUA e da França encostando na liderança.
Ouro olímpico no clã Brownlee
O ouro olímpico do triathlon já conhecia pelo menos um dos sobrenomes da equipe britânica. Jonathan Brownlee é irmão de Alistair Brownlee, campeão olímpico em Londres 2012 e Rio 2016.
Brownlee não conseguiu vaga para Tóquio e depois admitiu que vinha lutando há anos com uma lesão no tornozelo. Em junho desse ano ele anunciou que deixaria o triathlom para focar em provas de longa distância. Pelo ele vai conseguir ver de perto a medalha que não disputou.