A saúde dos pés tem um grande impacto em quão bem – e por quanto tempo – você poderá correr. Embora todos nós cometamos alguns erros comuns, os especialistas afirmam que colocar algumas dicas simples em prática, pode manter essa importante dupla mais feliz.
Leia mais:
+ 6 maneiras de turbinar o bom humor e deixar sua corrida mais divertida
+ Por que correr com cachorros faz bem para nós e para eles?
+ O que levar para uma corrida de rua
“Damos entre 625 e 1.125 passos por quilômetro, e pousamos com duas vezes e meia o nosso peso corporal em cada um desses passos”, diz Paul R. Langer, podólogo da Twin Cities Orthopaedics e membro do Academia Americana de Medicina Esportiva Podiatric . “Pés saudáveis nos ajudam a absorver o impacto da aterrissagem, sentir e se adaptar à superfície em que pisamos e, em seguida, nos impulsionar para o próximo passo.”
Se seus pés não estiverem à altura da tarefa, você não apenas comprometerá seu desempenho na corrida, mas também sobrecarregará suas outras articulações e estruturas – ou seja, seus joelhos, quadris e coluna. E, claro, existe o risco de lesões e doenças nos pés mais comuns: tendinite de Aquiles, pé de atleta, bolhas, dedo do pé de corredor e fascite plantar.
Dois especialistas identificam as formas mais comuns de sabotar a saúde dos pés e como corrigi-las.
Você nunca estica os pés
Manter os pés móveis e flexíveis pode ajudar bastante a evitar problemas de longo prazo causados por tendões de Aquiles apertados, diz Timothy Miller, cirurgião ortopédico da Ohio State University Wexner Medical Center. Problemas comuns para corredores incluem rupturas, tendinite e um tipo comum de dor no calcanhar conhecido como fascite plantar. Tudo o que é preciso para evitar o aperto é um pouco de alongamento depois de aquecer e esfriar.
Tente isto: coloque as palmas das mãos em uma parede e afaste-as na largura dos ombros. Mantenha-os joelhos retos e os quadris para frente, dê um passo para trás. Segure por 20 a 30 segundos e depois troque de lado.
+ Alongamento ou aquecimento: em qual momento fazer?
Você compra tênis online
Claro, comprar tênis de corrida online é mais rápido e fácil do que ir até a loja de corrida. Mas a menos que você esteja comprando exatamente o mesmo modelo e tamanho de um sapato que você já possui e ama, Langer não recomenda comprar tênis de corrida online. Por quê? Encomendar sapatos não lhe dá a oportunidade de avaliar seu conforto, e o conforto é fundamental para o desempenho na corrida e prevenção de lesões, diz Langer. Faça um favor a si mesmo (e aos seus pés): dê aquela ida à loja de corrida.
Você usa tênis muito pequeno
De acordo com Miller, algumas mulheres compram tênis muito pequenos na esperança de fazer seus pés parecerem menores. Ou você pode nem estar ciente de que seus sapatos são muito pequenos. No entanto, usar tênis de corrida muito pequenos sobrecarrega muito o antepé e pode levar a joanetes ou até mesmo a uma deformidade dolorosa conhecida como dedo em garra.
“Se seus pés não cabem dentro do sapato, seus dedos terão que se curvar um pouco”, diz Miller. Ao comprar tênis de corrida, certifique-se de que seus pés tenham espaço suficiente para se mover – especialmente quando as coisas esquentarem e seus pés incharem um pouco. Procure ter pelo menos a largura de um polegar entre a ponta do sapato e a ponta do dedo mais longo.
Você ignora a dor nos pés
Os corredores muitas vezes ignoram as dores irritantes apenas para que não tenhamos que fazer uma pausa na corrida. Mas se você ignorar a dor por muito tempo, poderá ficar de fora com uma fratura por estresse. O local mais comum em que essas fraturas por estresse acontecem são nos pés, geralmente nos metatarsos, ou nos ossos longos no meio dos pés, diz Miller. Portanto, se você tiver dor em um ou ambos os pés que não melhorarem após três dias, faça uma pausa. E se a dor não melhorar após duas semanas de descanso, consulte um médico de medicina esportiva, diz Miller.