Receita: aprenda a fazer esta deliciosa paella espanhola

receita de paella
Existem apenas alguns ingredientes especiais sobre os quais o prato é construído - arroz bomba, açafrão e a paella, a panela - Foto: Pexels

A Espanha deu ao mundo do ciclismo um elenco de personagens apaixonantes: El Pistolero, a Águia de Toledo, Big Mig e, claro, Carlos Sastre. O versátil espanhol Luis Ocaña foi visto por Eddy Merckx como seu único verdadeiro rival. A Espanha é um país de brilho apaixonado e seu povo e cultura alimentaram as maiores inspirações literárias de Hemingway. Deu-nos as obras de Picasso e da Sagrada Família de Gaudí. Em nenhum lugar, porém, a diversidade cultural e o brilho da Espanha são mais evidentes do que em sua culinária.

Leia mais:

+ 5 receitas italianas que são ideais para seu pré ou pós-corrida

+ Por que você deveria comer mais peixes e frutos do mar

+ Melhor forma de comer abacate: Pasta proteica ao pesto de abacate

A comida espanhola é uma tapeçaria de especialidades regionais: o bacalhau basco, o gaspacho andaluz e a escudella da Catalunha. A culinária da Espanha reflete a herança e os ecossistemas regionais, desde dietas costeiras ricas em frutos do mar na Galícia até refeições intensas carregadas de carne de porco de regiões rurais como as Astúrias. E, claro, de Valência vem a paella, um prato cuja influência e adaptabilidade da receita o tornaram popular em todo o mundo.

“Ah, a paella”, diz o chef Frank Magaña, “o nome espanhol tanto para a panela quanto para o prato de arroz cozido nela. É um prazer culinário incomparável, na minha opinião, com qualquer outro prato único. Paella é um banquete de sabores e texturas exóticas criadas pela arte visual da panela e do próprio preparo. É um prazer para o público e, se bem feito, pode ser até emocionante. Ele une as pessoas. Os cheiros, as vistas, a expectativa que a produção cria. Sinceramente, é meu prato favorito de preparar e adoro servir uma enorme paella para amigos e familiares.”

Em diversas regiões litorâneas do Brasil, há uma grande variedade de frutos do mar nativos.

Veja uma possibilidade de receita deliciosa de Paella:

PORÇÕES 4

Ingredientes para receita de Paella

450g de vôngoles (limpos)
450g de mexilhões (limpos e barbudos)
1 kg de camarão jumbo cru
1 kg de carne bovina (crua, em cubos)
500g de morcilla (chouriço)
1¾ xícara de arroz paella
1 pitada grande de açafrão
4-5 xícaras de caldo de legumes
½ xícara de vinho branco seco
½ cebola
½ pimentão vermelho e ½ pimentão verde
2 tomates (sem sementes e picados)
6 dentes de alho (picados)
3 colheres de sopa de azeite
1 pitada grande de páprica defumada sal e pimenta (a gosto)
1 limão (cortado em rodelas)
2 tomates Roma (picados)
1 maço de cebolinha verde (cortada em fatias finas)
¼ maço de salsa (picada)

Preparação

A receita da paella é simples. Aqueça a panela de paella em fogo médio alto. Em uma panela separada, adicione o caldo de legumes e aqueça em fogo médio. Em um copo, despeje o vinho branco sobre o açafrão, reserve e deixe descansar. Na panela da paella, adicione metade do azeite e doure o chouriço e a carne.
Tempere com sal e cozinhe por 3-4 minutos enquanto doura todos os lados. Retire a carne e o chouriço e reserve.
Na panela de paella quente, adicione os camarões, as cebolas e os pimentões e cozinhe por 3-4 minutos, tempere com sal. Retire apenas os camarões e adicione os tomates à panela de paella, dourando por 2-3 minutos. Adicione o alho, a páprica e cozinhe por mais 2-3 minutos até o refogado terminar de cozinhar.
Adicione o arroz, espalhando uniformemente na panela. Adicione o vinho a panela de paella com infusão de açafrão e adicione de volta o chouriço e a carne. Encha a panela com caldo de legumes. Deixe ferver e reduza o fogo. Assim que o caldo for adicionado, pare de mexer. Deixe ferver por 5-10 minutos e acrescente os vôngoles, os mexilhões, o chouriço cozido fatiado e os camarões grelhados. Esprema duas fatias de limão sobre a paella e adicione mais 1 xícara de caldo.
Deixe cozinhar por 15-20 minutos. Adicionando mais estoque conforme necessário. Um passo final é aumentar o fogo por alguns minutos para formar uma casca crocante e temperar com uma pitada de sal, retirar do fogo e deixar descansar por 5 minutos. Decore e sirva.