Os temperos são indispensáveis em qualquer cozinha. Eles realçam os deliciosos sabores de cada prato, adicionando notas de calor e ervas. No entanto, seus benefícios vão muito além disso. Adicionar uma pitada de certas especiarias em pratos diferentes pode ter um efeito positivo na saúde se você estiver vivendo com dores nas articulações.
Leia mais:
+ 5 hábitos de saúde para praticar todos os dias
+ 5 alimentos eficazes no combate à cãibra muscular
+ O que os biomarcadores esportivos podem dizer sobre sua saúde
Juntamente com certos alimentos que são ótimos para aliviar naturalmente os incômodos nas articulações, alguns temperos demonstraram suprimir as vias inflamatórias e amenizar o potencial de doenças relacionadas à inflamação.
Se sua dor nas articulações for resultado de inflamação crônica ou de uma condição inflamatória como artrite, adicione esses temperos à despensa da cozinha e experimente-os.
Cúrcuma
Se há um único tempero obrigatório para dor nas articulações, é açafrão – que também é chamado de cúrcuma. Este tempero amarelo dourado brilhante é feito de uma raiz, e seu principal composto ativo é uma substância chamada curcumina. A curcumina demonstrou ter um efeito positivo na inflamação, potencialmente reduzindo-a em todo o corpo. A curcumina é capaz de bloquear citocinas e enzimas inflamatórias.
A dor nas articulações que resulta de diferentes tipos de artrite, como osteoartrite e artrite reumatóide, também demonstrou ser beneficada pela cúrcuma. De acordo com a Arthritis Foundation , vários testes em humanos demonstraram que a cúrcuma oferece um efeito anti-inflamatório benéfico que pode ser sentido através da redução da dor e do inchaço nas articulações.
A cúrcuma é um tempero fácil de adicionar à sua dieta. É frequentemente usado em legumes ao curry. No entanto, também pode dar sabor a ao seu leite dourado e até mesmo cor ao seu arroz do dia a dia.
Alho
Quem não gosta de cozinhar com alho? Esteja você usando moído em um tempero em pó, picado fresco ou assado, o alho é delicioso e anti-inflamatório.
Uma razão pela qual o alho é tão bom para a inflamação é que contém antioxidantes. De acordo com uma revisão de 2020 , esses antioxidantes podem diminuir os efeitos potenciais dos radicais livres nocivos (que podem causar inflamação por meio de danos celulares). Os vegetais Allium – que incluem o alho – também possuem compostos que podem proteger ou até mesmo tratar condições baseadas em inflamação, como a osteoartrite. Esses compostos funcionam para limitar as citocinas pró-inflamatórias, combatendo a inflamação à medida que ela aparece.