Ter alimentos frescos à mão nem sempre é uma opção. À medida que o inverno se aproxima, os produtos frescos podem ser limitados – ou proibitivamente caros – em grande parte do país, o que obriga muitos de nós a recorrer a opções enlatadas ou congeladas.
+ Iguape, Ilha Comprida e Cananéia: um roteiro pelas praias, dunas e natureza reservada
+ Dia Mundial do Turismo e a emancipação das mulheres na estrada
+ Bota Pra Correr: meus primeiros 10km conhecendo a paradisíaca São Miguel dos Milagres
+ Mineiro: “Mesmo que os brasileiros surfem muito, vai ser difícil agarrar mais um título”
Não importa o que aconteça, é bom ter nossas despensas e freezers abastecidos com alimentos saudáveis. O congelamento é uma maneira segura de prolongar a vida útil de alimentos nutritivos. E, ao contrário da crença popular, os vegetais congelados não são menos nutritivos do que os frescos. De fato, um estudo de 2017 descobriu que não havia diferenças no teor de vitaminas entre vegetais frescos e congelados. Frutas e vegetais são os mais nutritivos quando estão maduros, e o congelamento preserva essa nutrição.
Existem outros benefícios em comprar frutas e vegetais congelados. Estudos mostram que, se você estocar vegetais congelados, terá mais chances de atingir a ingestão diária recomendada. Além disso, se você deseja reduzir o desperdício de alimentos, não precisa se preocupar com a deterioração deles. E alimentos congelados são mais fáceis para sua carteira do que frescos.
Então, quais são as melhores frutas e legumes para manter à mão? Aqui estão alguns dos nossos favoritos.
Brócolis
O status do brócolis como um dos vegetais mais saudáveis é forte. Há muito conhecido como fonte de fibras, ácido fólico e vitaminas A e C, o brócolis também contém sulforafano, um antioxidante que reduz o risco de alguns tipos de câncer. Refogue, asse ou coloque-o em um prato principal ou acompanhamento.
Espinafre
Espinafre congelado é quase melhor do que espinafre fresco (exceto em saladas) porque vem pré-encolhido em um volume razoável para que você possa obter uma grande dose de ferro, cálcio e potássio. Pode ser usado na maioria das receitas que pedem espinafre cozido, como spanikopita, cogumelos recheados ou lasanha.
Ervilhas
Ervilhas congeladas podem ser adicionadas ao arroz frito, misturadas em um purê, jogadas em pratos de macarrão ou transformadas em homus. O vegetal versátil também pode ser misturado com outros itens básicos da despensa para um recheio para fazer uma salada de recheio.
Couve-flor
Você ficaria surpreso com a versatilidade da couve-flor congelada. Você pode servi-lo amassado ou misturado em uma sopa, assado em uma caçarola ou adicionado a caril e ensopados. Você pode até mesmo ‘arroz-lo’ – ou comprar arroz de couve-flor congelado para uma opção de baixo teor de carboidratos para o arroz branco.
Milho
Milho congelado adiciona um sabor doce a salsas e saladas, sopas e caçarolas. E é bom para você também. Uma xícara tem apenas 143 calorias, 5,1 gramas de proteína e 3,6 gramas de fibra. Você pode assar, ferver, assar, cozinhar no vapor ou grelhar para adicionar um sabor único aos pratos.
Vagens
O feijão verde congelado é um daqueles itens de refeição familiar, porque você pode prepará-los rapidamente. Adicione-os a massas, misture-os em saladas, refogue-os, asse-os no forno ou até mesmo frite-os.
Fruta Congelada
As frutas congeladas são preservadas no auge da maturação e trazem um pouco de verão aos seus pratos o ano todo. Bagas, pêssegos, abacaxi e manga são deliciosos em smoothies, sapateiros e outras guloseimas.