Olimpíadas de Tóquio: conheça os novos esportes

Mais Lidas

Por conta da pandemia, as Olimpíadas de Tóquio, que era para acontecer em 2020, está programada para rolar agora em 2021, com data prevista para o dia 8 de agosto. Visando em se tornar um evento mais eclético e atrair novos praticantes, o comitê decidiu incluir mais cinco esportes a lista, para entrarem em disputa nos jogos.

Surf, skate, beisebol, caratê e escalada terão suas estreias nas Olimpíadas de Tóquio 2020. Apesar dessas modalidades ainda não serem consideradas como esportes olímpicos, eles serão “convidados de luxo”. A escolha do Comitê Olímpico Internacional (COI) foi feita com o intuito de atrair um público mais jovem e também honrar esportes que são tradicionais no país, como o beisebol e caratê.

+ Poker nas Olimpíadas? Maurren Maggi sonha em participar

+ Favorita do skate nas Olimpíadas, Pam pausa treinos para dar exemplo

Veja os 5 novos esportes que entraram para as Olimpíadas de Tóquio

Surf

surfe nas olimpiadas de toqui
Foto: Reprodução.

Esta modalidade será disputada na praia de Shidashita, em Chiba, que fica a 64 quilômetros de Tóquio. Como o surf depende das condições do mar, o evento pode se estender além do tempo previsto inicialmente no calendário.

Na disputa dos Jogos Olímpicos o Brasil tem grandes chances de conseguir medalhas, pois contará com Ítalo Ferreira e Gabriel Medina, campeão e vice do Mundial de 2019. Já no feminino, o Brasil contará com Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima, que prometem surpreender.

Skate

skate fará parte das olimpíadas de tóquio
Reprodução: Facebook/dewtour.

O skate, que antigamente era chamado de “surf na calçada”, chegou nas ruas e estacionamentos no sul da Califórnia, na década de 1950. Anos depois, a modalidade chega às Olimpíadas de Tóquio, e promete atrair uma comunidade mais jovem para acompanhar seus skatistas favoritos na disputa.

O Brasil já é de casa quando falamos deste esporte, e para ser representado, contará com 12 atletas, seis homens e seis mulheres. O esporte será dividido em duas modalidade: street e park, e os brasileiros possuem grande chance de garantir medalha nas duas disputas.

Beisebol

beisebol fará parte das olimpiadas de toquio
Reprodução: Facebook/WBSC.

O beisebol é um dos esportes tradicionais do Japão, e agora serão disputados nas Olimpíadas de Tóquio-2020, com homens no beisebol e mulheres no softbol.

A primeira modalidade é bem conhecida e possui algunas diferenças dentro do jogo, por exemplo, no softbol as bolas costumam ser maiores e o arremessador costuma jogar a bola em nível inferior ao cotovelo, diferente do beisebol, que a bola é lançada com a mão acima da altura do ombro.

Disputaram no softbol os times do EUA, Itália, Japão, Austrália e Canadá. Já nos times de beisebol, farão parte as equipes do México, Coreia do Sul, Israel e Japão.

Caratê

caratê entra para a disputa nas olimpíadas de tóquio
Reprodução: Abelardo Mendes Jr/Rede do Esporte

Assim como no skate, o caratê será dividido em duas modalidades: kumite e o kata. O kumite é a a luta propriamente dita, modalidade das “mãos agarradas”. Já o kata envolve movimentos defensivos contra seus adversários, Essa modalidade é focada nas formas e movimentos que cada atleta executa, ou seja, eles não podem realizar o mesmo kata duas vezes.

Para este esporte, o Brasil pode ser representado por três atletas, todos eles na modalidade “kata”: Valéria Kumizaki, Douglas Brose e Vinícius Figueira.

Escalada

escalada entra para a disputa nas olimpíadas de tóquio
Reprodução: Instagram.

Outra modalidade que foi inserida pelo Comitê das olimpíadas é a escalada. Essa atividade será dividida em três modalidades diferentes: dificuldade, velocidade e boulder. Na tradição do esporte, é comum que cada um delas seja disputada separadamente da outra, mas na disputa dos jogos será um pouco diferente.

Os vencedores serão determinados a partir de quem tiver o melhor feito durante a disputa, somando pontos das três modalidades, e por isso apenas uma medalha de ouro por sexo estará no jogo.

Para esse esporte, o Brasil não teve nenhuma classificação para ser representado, por ter pouco contato com a modalidade.







Últimas Notícias