O que fazer em São Bento do Sapucaí? Veja roteiro de escalada

Por Gordy Megroz e Camila Junqueira*

O que fazer em São Bento do Sapucaí? Veja roteiro de escalada - Go Outside
Pedra do Baú, São Bento do Sapucaí. Foto: Shutterstock

Se você está planejando uma viagem para São Bento do Sapucaí e está se perguntando o que fazer no local, saiba que algumas das mais importantes vias de escalada esportiva do Brasil estão no Complexo do Baú, que fica na cidade.

+ São Bento do Sapucaí: o melhor da escalada paulista
+ O melhor dos esportes de natureza na Serra da Mantiqueira

O destino é perfeito tanto para quem já escalou algumas vezes em paredes indoor e não tem (muito) medo de altura tanto para aqueles que desejam começar a escalar em rocha e entender a logística e o funcionamento dos equipamentos.

+ Começando nos esportes de aventura: como praticar escalada esportiva

Nas três grandes montanhas de pedra do Complexo do Baú (Bauzinho, Pedra do Baú e Ana Chata), há inúmeras vias de diversos graus de dificuldade e paredões de até 400 metros de altura.

Antes de se aventurar por conta própria, faça o curso básico de um final de semana que o experiente escalador Eliseu Frechou dá na Escola de Escalada Montanhismus e aprenda as técnicas da escalada livre e rapel, os principais nós, a logística e os sistemas de proteção e segurança. Uma boa opção de hospedagem é a Pousada Quilombo.

Roteiro

Na primeira noite, relaxe com a tentadora carta de vinhos do restaurante Trincheira, localizado na própria pousada. No dia seguinte, encare alguma parede da Ana Chata, onde estão as vias com menor grau de dificuldade.

Explore a região com a ajuda do Manual de Escaladas da Pedra do Baú e do Sul de Minas, escrito por Eliseu (você pode comprá-lo na Montanhismus ou pelo site mountainvoice.com.br), que tem mais de 250 rotas detalhadas. Aproveite melhor o tempo e não se meta em roubadas nas primeiras escaladas contratando um guia de montanha para conhecer os melhores acessos e os rapéis das rotas.

+ Roteiro na Serra da Mantiqueira: 3 dias de aventura
+ Trekking na Ilha Grande: roteiro de 6 dias

Equipamentos Essenciais

Durante o curso, você pode usar todos os equipamentos de escalada da Montanhismus. Já o kit básico para escalada em rocha, considerando que você já tem sapatilha, cadeirinha e capacete, é: uma mochila resistente e desenvolvida especialmente para escalada, uma corda dinâmica de 60 metros, um descensor autoblocante, diversas costuras e um freio para rapelar tipo 8 ou ATC.

 

*Matéria publicada originalmente na Go Outside de junho de 2012

-Publicidade-