O melhor dos esportes de natureza na Serra da Mantiqueira

Pedra Bela possui uma das maiores tirolesas do Brasil. Foto: Shutterstock.

Quando se fala em esportes de natureza na Serra da Mantiqueira, Socorro se destaca. A cidade da região de Bragança Paulista é um polo regional que atrai praticantes de rafting, rapel, arvorismo e outras atividades. Já a vizinha Pedra Bela é conhecida, especialmente, por sua tirolesa, uma das maiores do Brasil.

Do outro lado da Mantiqueira paulista, as cidades que se debruçam sobre o Vale do Paraíba podem surpreender nesse quesito. Elas podem ser mais conhecidas pelo turismo gastronômico e romântico de serra, mas também brilham no ecoturismo.

Campos do Jordão tem parques públicos para fazer trilhas e observar a flora e a fauna locais, além de áreas privadas que oferecem uma longa lista de atividades. Você pode praticar arco e flecha no Tarundu e arvorismo no Rancho Santo Antônio, por exemplo. São dezenas de atrações, sem contar os roteiros de quadriciclo que exploram a cidade muito além do centrinho apinhado de gente.

Em dias quentes, São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal, que ficam a altitudes próximas dos 1.000 m, têm algumas cachoeiras para você se refrescar. A Lefèvre e a do Lageado, em Pinhal, são boas para cascading. A dos Amores, em São Bento, é ideal para banho.

Os três municípios têm diversas rotas de cicloturismo, trilhas, rampas de voo livre e outras atividades. Confira o melhor de cada um:

+ Campos do Jordão

+ Santo Antônio do Pinhal

+ São Bento do Sapucaí

 

-Publicidade-