10 lugares para correr antes de morrer

Por Anna Callaghan, para a Outside USA*

10 lugares para correr antes de morrer - Go Outside
Kepler Track, Nova Zelândia. Foto: Shutterstock

O ser humano nasceu para correr. É literalmente uma das coisas que fazemos melhor. Mas além de seus benefícios mentais e de saúde, o que nos faz correr é a grande variedade de rotas por aí que esperam por nós. Esteja você procurando um passeio urbano rápido ou um ultra de montanha de mais de 160 km, confira essa lista de alguns dos lugares que você precisa correr antes de morrer.

+ Onde correr em São Paulo? 20 lugares para correr em SP
+ Destinos pelo mundo para viajar para correr: Portugal

A lista é subjetiva? Claro. Mas como escritor de viagens profissional e corredor, tenho uma boa ideia de quais lugares pertencem a lista de locais para correr antes de morrer. Para montar isso, contei com a experiência pessoal, bem como recomendações de amigos e colegas corredores igualmente dedicados.

10 lugares para correr antes de morrer

1. Tour du Mont Blanc

10 lugares para correr antes de morrer 1. Tour du Mont Blanc - Go Outside
Tour du Mont Blanc. Foto: Shutterstock

Suíça, Itália, França
Distância: 170 km
Ganho de elevação: 32.000 pés

Esta é talvez a corrida mais luxuosa ao longo de 160 km por aí. Você poderia fazer tudo de uma vez, mas isso seria negar a si mesmo duas das principais alegrias dos Alpes: o vinho e o queijo. Ainda bem que você não precisa escolher entre hedonismo e masoquismo nesta rota incrivelmente difícil e acidentada – você tem os dois. Assim, você estará livre para correr de cabana em cabana por impressionantes trilhas nas montanhas pela França, Itália e Suíça, sabendo que depois de ganhar entre 3.000 e 5.000 pés de altitude por dia, você será recebido com deliciosas bebidas. Ou realmente tome seu tempo e caminhe em vez disso.

+ Mont Blanc é o lar do Airbnb mais alto da Europa – e a vista é incrível

2. Trilha de Timberline

Trilha de Timberline
Trilha de Timberline. Foto: Shutterstock

Monte Hood, Oregon (EUA)
Distância: 60 km
Ganho de elevação: 9.000 pés

No noroeste do Pacífico, existem várias trilhas que circundam os gigantes vulcânicos da área, mas a melhor pode ser a Timberline Trail, que circunda o Monte Hood de 11.240 pés. A trilha foi construída pelo Corpo de Conservação Civil na década de 1930 e fica principalmente ao redor da linha das árvores. As vistas do pico e de suas geleiras são quase constantes, e você verá cachoeiras, flores silvestres, prados alpinos e florestas antigas ao longo do caminho. Se você estiver lá em agosto, provavelmente encontrará pessoas a caminho do norte para Washington na Pacific Crest Trail. A rota é bem conservada e marcada, mas atravessar os numerosos rios pode ser perigoso. Na dúvida, não cruze.

3. Lago Bled

Lugares para correr antes de morrer: Lago Bled
Lago Bled. Foto: Shutterstock

Bled, Eslovênia
Distância: 6 km
Ganho de elevação: plano

Bled, uma pitoresca cidade montanhosa eslovena, parece mais apta a enfeitar as páginas de um conto de fadas do que existe na realidade. Ele e seu castelo ficam bem no bucólico lago turquesa, e há até uma ilha no meio que abriga uma igreja acessível apenas por barco. A curva plana abraça a margem arborizada do lago, passando por praias para nadar e restaurantes à beira-mar para reabastecer. Estenda sua corrida subindo uma das muitas trilhas que levam às colinas.

4. Kepler Track

Kepler Track
Kepler Track. Foto: Shutterstock

Parque Nacional de Fiordland, Nova Zelândia
Distância: 60 km
Ganho de elevação: 6.388 pés

Localizado na Ilha Sul da Nova Zelândia, no famoso Parque Nacional de Fiordland, este circuito oferece uma boa dose de quilometragem através de cordilheiras alpinas, através de florestas e ao lado de lagos tranquilos e expansivos. Espere um caminho bem conservado e fácil de seguir que muda de cascalho para rocha e terra. Cabanas, completas com beliches e colchões, podem ser reservadas ao longo do caminho se você preferir ficar com as vistas do Lago Te Anau e das Montanhas Murchison ou nadar nos vários lagos e praias da rota. Licenças são necessárias, e a trilha faz uma incrível caminhada de quatro dias.

5. Trilha de Hong Kong

Trilha de Hong Kong - 10 lugares para correr antes de morrer
Trilha de Hong Kong. Foto: Shutterstock

Pico Victoria, Hong Kong
Distância: 50 km só ida
Ganho de elevação: 4.300 pés

Esta trilha bem sinalizada percorre 50 km de Victoria Peak, o ponto mais alto da ilha de Hong Kong, até Tai Long Wan (que se traduz em Big Wave Bay) e consiste em oito seções diferentes. Os dois primeiros são parcialmente pavimentados, mas as seções posteriores são um pouco mais acidentadas. Os caminhos são sombreados por uma copa de árvores, por isso é um ótimo lugar para evitar o sol nos meses mais quentes. Do Victoria Peak, você pode apreciar os panoramas do Victoria Harbour e Kowloon, a parte continental da cidade. Ao longo do caminho, você encontrará diversas plantas, reservatórios, cachoeiras e vistas deslumbrantes. O término da trilha oferece belas vistas próprias, bem como uma praia.

6. Otter Trail

Otter Trail
10 lugares para correr antes de morrer: Otter Trail. Foto: Shutterstock

Parque Nacional Garden Route, África do Sul
Distância: 42 km só ida
Ganho de elevação: 9.737 pés

Essa é a trilha mais exclusiva da nossa lista. Localizada no Parque Nacional Garden Route, a área é estritamente protegida e as pessoas geralmente precisam esperar um ano para reservar seu lugar, pois apenas 12 pessoas podem iniciar a caminhada a cada dia. O que significa que se você tiver a sorte de conseguir seguir a trilha, não encontrará multidões. O caminho passa por diversas paisagens que incluem florestas verdes, cachoeiras, rios, um litoral acidentado, praias imaculadas e uma variedade de flora e fauna. Quer correr? O Otter Trail Run é realizado em outubro.

+ Garden Route: uma aventura no coração da África do Sul

7. Trilha Lagunas Altas

Lagunas Altas
Lagunas Altas . Foto: Gonzalo Lastra/Wikimedia Commons

Parque Patagônia, Chile
Distância: 22,5 km
Ganho de elevação: 4.160 pés

Criado com a ajuda de Kristine Tompkins, CEO da Patagonia, e seu falecido marido Doug, cofundador da North Face, o Patagonia National Park protege mais de dois milhões de acres de terra. A Trilha Lagunas Altas, no Vale do Chacabuco, na região de Aysén, começa no West Winds Campground, que não fica longe da sede do parque, e oferece vistas deslumbrantes das montanhas da região, do Campo de Gelo Norte da Patagônia, lagos alpinos, floresta densa e rochas afloramentos. Procure veados, pumas e condores pelo caminho. A corrida vale uma viagem por si só, mas também é um ótimo pit stop na Carretera Austral, uma estrada cênica que atrai ciclistas e excursionistas há muito tempo.

8. Trilha Transcarioca

10 lugares para correr antes de morrer
Trilha Transcarioca. Foto: Shutterstock

Rio de Janeiro
Distância: 178,6 km só ida
Ganho de elevação: 42.650 pés

Em 1995, Pedro da Cunha e Menezes, um caminhante brasileiro, visitou a Trilha dos Apalaches e se inspirou para criar uma trilha de longa distância perto do Rio de Janeiro. Ele tinha muita experiência em trilhas na área, e seu trabalho como comissário de bordo o ajudou a explorá-lo do ar. Vinte anos depois, nasceu a Transcarioca. A trilha começa na cidade perto do icônico Pão de Açúcar e continua passando por lagoas, cachoeiras e selvas por seis áreas protegidas diferentes.

+ Quais trilhas fazer na Floresta da Tijuca?

9. Copper Ridge

10 lugares para correr antes de morrer
Copper Ridge. Foto: Shutterstock

Parque Nacional North Cascades, Washington (EUA)
Distância: 55 km
Ganho de elevação: 8.600 pés

Em 1968, um esforço de quase um século para designar esta região acidentada como um parque nacional foi finalmente realizado com a assinatura do presidente John F. Kennedy. É fácil ver por que é digno de proteção federal quando você está no Copper Ridge Loop. O início da trilha fica a cerca de 3,5 horas de Seattle, e a rota de trilha única serpenteia por 55 km através de uma floresta densa, por cumes e um vale de rio exuberante. Abundam as vistas do monte Shuksan, do monte Baker e da remota cordilheira de Pickett. Espere cumes irregulares cobertos de geleiras extensas, árvores perenes, lagos alpinos cintilantes e campos de flores silvestres. Bônus: você ainda cruzará o rio Chilliwack em um teleférico de dois lugares.

10. Trilha Carthew-Alderson

10 lugares para correr antes de morrer
10 lugares para correr antes de morrer: Carthew-Alderson Trail. Foto: Shutterstock

Parque Nacional dos Lagos Waterton, Canadá
Distância: 19 km só ida
Ganho de elevação: 1.438 pés

Comece em Cameron Lake e percorra 19 km até a cidade de Waterton, que fica na costa arborizada de Waterton Lake – a 444 pés, o corpo de água mais profundo das Montanhas Rochosas canadenses. Os ziguezagues sobem nas colinas acima de vales exuberantes cercados por montanhas cobertas de neve, e você terá vistas de lagos azul-turquesa, picos íngremes e prados alpinos. Se você souber onde procurar, pode até espiar pontos dentro do Glacier National Park, do outro lado da fronteira internacional. Longe de qualquer grande centro populacional, esta corrida raramente está lotada.

*Matéria publicada na Outsida USA em março de 2019.

-Publicidade-