Destinos pelo mundo para viajar para correr: Portugal

Por Redação

correr Portugal
Imagem Shutterstock

Se você ama correr e ama viajar, é certo que não dispensa unir as duas coisas nas férias. Para alimentar a vontade de fazer as duas coisas, preparamos uma minissérie de reportagens de lugares incríveis para correr pelo mundo, começando com Portugal! São dois roteiros lindíssimos em Lisboa, onde praticamente todo brasileiro visitando a terrinha faz escala.

+ 6 dicas para economizar com corrida
+ 5 motivos para você viajar de bike pela Patagônia
+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia

Senhorzinho de 840 anos, o país abriga monumentos, museus e palácios mais
antigos que o Brasil. Se você for curtir as férias em Lisboa, capital de Portugal, consegue correr em rotas para todos os tipos de condicionamento.

“Contudo é preciso ficar atento à grande quantidade de colinas na região, uma vez que elas podem adicionar muitas subidas e descidas em seu treino. Lugares como o Castelo de São Jorge, Graça, Alfama e Chiado possuem ruas estreitas e com ladeiras pesadas. E aqui é muito quente no verão, então o melhor horário para a prática de exercícios é pela manhã”, diz o publicitário brasileiro Sérgio Lobo, que mora lá há um ano e meio.

Quem quer evitar surpresas desagradáveis durante a aventura pode recorrer à Lisbon City Runners, uma assessoria especializada em promover tours com corredores estrangeiros. “A ideia surgiu durante uma visita ao sul da França. Na época, eu me preparava para a Maratona de Lisboa, então não podia deixar de fazer meu treino de 30 km. Como não conhecia o lugar, fiquei dando inúmeras voltas em torno do hotel. Foi aí que entendi que os atletas, em viagem, poderiam precisar da ajuda dos corredores locais”, conta Pedro Vieira, cofundador da LCR. A empresa oferece, atualmente, nove trajetos diferentes pela cidade portuguesa em pacotes que incluem um guia (que busca a pessoa no hotel e a leva de volta), água e fotos dos pontos visitados.

Tanto Sérgio quanto Pedro deram boas dicas para quem busca desbravar Lisboa com a corrida. Confira:

Roteiro 1 para correr em Portugal – Beira do rio Tejo

Distância: 10 km

“O percurso à beira do rio Tejo é excelente por ser plano e ter várias atrações em toda a sua extensão. Você consegue, por exemplo, cruzar a parte central da cidade começando embaixo da ponte 25 de Abril, um ícone lisboeta. Mais à frente, você verá o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) logo após 500 metros de corrida. A arquitetura do lugar deixa qualquer um de queixo caído!

Depois tem o epicentro do turismo em Belém: o Padrão dos Descobrimentos, de um lado, e o imponente Mosteiro dos Jerônimos, do outro. Ainda pela beira do rio, vá em direção à Torre de Belém, outro ponto muito famoso. Até aí o percurso já soma 3 km. Dê meia-volta, e os 6 km passarão rapidamente.

Para completar os 10 km, o roteiro continua: de volta à ponte 25 de Abril, você precisará ir em direção à Doca de Alcântara, que concentra diversos restaurantes, e chegar ao Cais do Sodré. O ponto final é a Praça do Comércio, um lugar lindo, mas que exige paciência devido à quantidade de turistas. Quando faço meu longão, repito a rota”, relata Sérgio.

Roteiro 2 de corrida em Lisboa – Trajeto do Castelo de São Jorge

Distância: 9 km

Correr para viajar
O Castelo de São Jorge cobra a subida, mas premia com vista. Imagem Shutterstock

“Fazemos um caminho que termina no Castelo de São Jorge. Mas não sem antes passar pelos bairros da Graça e Alfama, o Mosteiro de São Vicente de Fora e o Panteão Nacional. A chegada no alto do castelo é uma conquista para os turistas, pois são muitas as subidas. Mas dá para variar – de acordo com a disponibilidade física do atleta – o percurso. Costumo dizer que, no fim de cada inclinação, há sempre uma bela vista como prêmio pelo esforço. Desde as famosas Portas do Sol, uma das mais antigas portas da cidade, até o Miradouro da Graça e o Miradouro da Senhora do Monte. Toda a rota é desenhada em circuito, ou seja, começa e termina no mesmo lugar, mas sem repetir locais de passagem”, explica Pedro.

 

-Publicidade-