A variedade de leite vegetal realmente gerou um grande negócio. Nos Estados Unidos, o mercado atingiu um marco de US$ 2,5 bilhões em vendas em 2020. E esses produtos não estão mostrando sinais de desaceleração – eles estão em alta demanda no mundo todo.
Leia mais:
+ Leite vegetal ou leite de vaca, o que é melhor?
+ Por que todo mundo deveria beber chá todos os dias, de acordo com um nutricionista
+ Como a cafeína ajuda a turbinar sua resistência
Há mais leites não lácteos à base de plantas para escolher do que nunca. Mas com uma variedade estonteante de alternativas ao leite de vaca nas prateleiras, pode ser difícil escolher uma.
Esteja você evitando o leite de vaca devido à intolerância à lactose, bem-estar animal ou preocupações ambientais, ou escolhendo bebida vegetal por causa dos benefícios de saúde, há muito o que entender antes de comprar.
Veja os fatos os fatos nutricionais por trás dos principais tipos de leite não lácteo.
Leite de soja
O primeiro leite não lácteo a ser comercializado, o leite de soja enriquecido com cálcio e vitaminas A, D e B12 ainda é o produto nutricionalmente mais comparável ao leite de vaca no mercado. O leite de soja contém todos os 9 aminoácidos essenciais e 7 gramas de proteína por xícara (o leite de vaca tem 9g).
Embora já houvesse uma preocupação com as isoflavonas, os compostos que imitam o estrogênio ligados ao câncer de mama, a American Cancer Society determinou que o consumo moderado de soja é perfeitamente seguro. Apenas certifique-se de ler os rótulos, pois muitas marcas adicionam muito açúcar. As melhores escolhas são marcas simples e sem açúcar que contêm naturalmente apenas 1 grama de açúcar por porção. Sugerimos a escolha de leite de soja orgânico para evitar também os OGM (Organismo Geneticamente Modificado).
O sabor do leite de soja não é para todos, principalmente quando bebido sozinho ou usado em cereais ou café. Então você pode precisar experimentar para encontrar a marca de sua preferência.
O leite de soja pode ser usado como substituto do leite de vaca na panificação, mas o sabor pode prejudicar os molhos salgados. A soja é um dos 9 principais alérgenos, portanto, esteja ciente de como seu corpo lida com qualquer tipo de soja.
Leite de amêndoa
Um leve nutricional na linha de leite à base de plantas, o leite de amêndoa é principalmente água, com apenas 2 a 14% de qualquer caixa composta de amêndoas moídas. Com apenas 1 grama de proteína e 0,5 grama de fibra por porção, é melhor comer amêndoas inteiras.
Dito isto, o leite de amêndoa tem um sabor doce e de nozes e é suficientemente cremoso para usar em panificação, smoothies ou café quando você deseja um substituto suave do leite. Algumas marcas adicionam carragenina e/ou lecitina como espessante e estabilizador, que pode ficar grudento quando cozido em cremes e pode causar problemas de barriga para alguns sensíveis aos aditivos.
Há uma grande diferença entre as várias variedades de leite de amêndoa que você encontrará em sua mercearia local. Alguns, sem açúcar, não têm aditivos; outros, no entanto, têm muitos aditivos. Certifique-se de ler os rótulos cuidadosamente para escolher um produto que seja o mais limpo possível.
Leite de arroz
Feito de arroz branqueado, o leite de arroz tem um sabor naturalmente doce e uma textura fina. É o leite não lácteo menos provável de causar reações alérgicas; portanto, se você tem alergias a nozes, soja ou laticínios, o leite de arroz fortificado é uma boa escolha.
Como esta variedade tem um sabor muito suave e doce, pode ser usada em smoothies e assados. No entanto, tende a coagular no chá ou café quente. É relativamente baixo em calorias e gordura saturada, mas com 27 gramas de carboidratos e muito pouca proteína, pode resultar em picos de açúcar no sangue (tem um índice glicêmico relativamente alto de 79 a 92). Certifique-se de escolher uma marca que foi enriquecida para adicionar benefícios nutricionais com adição limitada de açúcar.
Leite de Aveia
O leite de aveia causa bastante sensação, devido em parte à sua textura rica e cremosa. Os amantes de café foram os primeiros a adotar a tendência do leite de aveia, quando as cafeterias começaram a vendê-lo como um substituto sem lactose para cappuccinos e lattes espumosos. Esse sucesso com os baristas levou a uma enorme onda de crescimento nos últimos anos, com novas marcas de leite de aveia correndo para o mercado.
Naturalmente doce, com sabor suave e leitoso, algumas marcas fortificam suas misturas com vitaminas e minerais adicionados. Além das bebidas espumosas de café, o leite de aveia também se destaca em produtos assados. Como pode ser aquecido, adicioná-lo para fazer um molho branco ou misturá-lo em uma sopa misturada não é um problema, embora para os resultados mais cremosos, use leite de aveia com alto teor de gordura (não com baixo teor de gordura).
Algumas marcas incluem óleos e gomas para manter a consistência, portanto, leia os rótulos e opte por produtos com as listas de ingredientes mais curtas. Se você tem problemas com glúten, procure por leites de aveia designados como “sem glúten”.