Jornal patrocinador das Olimpíadas de Tóquio pede cancelamento do Jogos por riscos da Covid-19

Por Redação

Mais Lidas

O Asahi Shimbun, importante jornal japonês que é patrocinador oficial dos Jogos de Tóquio, pediu o cancelamento das Olimpíadas, alertando que o evento representa uma ameaça à saúde pública e pode sobrecarregar o serviço de saúde do país, que luta para conter mais uma onda da Covid-19.

Em editorial publicado nesta quarta-feira (26), o jornal pediu incisivamente para Yoshihide Suga, primeiro-ministro do Japão, “avaliar com calma e objetividade a situação e decidir sobre o cancelamento do evento neste verão”.

O Asahi é a primeira das várias mídias japonesas listadas como patrocinadoras oficiais de Tóquio 2020 a pedir o cancelamento dos Jogos, de acordo com o The Guardian. O pedido acontece menos de dois meses antes do início das Olimpíadas, marcadas para o dia 23 de julho.

Leia mais

+ Olimpíadas e Covid: Atleta paraolímpica de 73 anos diz estar arriscando sua vida nos Jogos de Tóquio

+ Cancelamento das Olimpíadas está fora de cogitação, diz COI

+ Olimpíadas 2024: COB fecha patrocínio com a XP até as Olimpíadas de Paris

O jornal é um dos maiores veículos japoneses, com uma edição matinal que tem circulação de pouco mais de 5 milhões de exemplares. O Asahi critica o Comitê Olímpico Internacional (COI) por sua forte insistência de que os Jogos serão realizados neste verão, independentemente a situação do novo coronavírus no país.

No editorial que pede o cancelamento das Olimpíadas pelos riscos da Covid-19, o jornal diz simpatizar com os atletas que treinaram durante anos na preparação para Tóquio 2020, mas acrescentou que a saúde pública deve ser prioridade.

Resposta da organização dos Jogos

Quando questionado sobre o editorial do Asahi Shimbun, o presidente das Olimpíadas de Tóquio 2020, Toshiro Muto, disse ser natural que as organizações de notícias tenham opiniões diferentes sobre os Jogos Olímpicos, segundo a IstoÉ Dinheiro.

Ele ainda acrescentou que nenhum membro do conselho dos Jogos cogitou o cancelamento ou o adiamento da Olimpíada durante uma reunião do conselho da Tóquio 2020 nesta quarta-feira (26).

Tóquio e outras nove áreas do Japão estão em estado de emergência estabelecido no mês passado, em resposta a um aumento nas infecções causadas por variantes mais contagiosas.







Últimas Notícias