Japão proíbe a entrada de turistas estrangeiros para Olimpíadas de Tóquio

Mais Lidas

Os Jogos Olímpicos de Tóquio, reagendados para 23 de julho, não devem ter torcedores de fora do Japão. O Comitê Organizador das Olimpíadas de Tóquio fez o anúncio no último sábado (20) de que turistas estrangeiros não terão permissão para entrar no Japão durante os Jogos, devido à pandemia do coronavírus.

Todos os ingressos já comprados para os Jogos Olímpicos e Paralimpícos comprados por turistas estrangeiros serão reembolsados, de acordo com um comunicado divulgado após uma reunião que incluiu o chefe do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, e a governadora de Tóquio, Yuriko Koike.

Leia também

+ Confira as novas datas confirmadas para os Jogos Olímpicos 2021

+ Como o Brasil está se preparando para a estreia da escalada nas Olimpíadas de Tóquio

Os ingressos a serem reembolsados são cerca de 600 mil ingressos para as Olimpíadas e de 300 mil ingressos para as Paralimpíadas, de acordo o Comitê Organizador. Os prejuízos decorrentes desta decisão não foram informados.

Não haverá nenhum tipo de compensação financeira para pessoas que já tinham feito reservas de hotéis no Japão para acompanhar as Olimpíadas ou as Paralimpíadas.

Diante da possibilidade de sequer realizar os Jogos, devido as riscos envolvidos, restringir o público é um mal menor. Koike, a governadora de Tóquio, lamentou a decisão, reconhecendo que ela era “inevitável”, já que a saúde tanto dos atletas quanto da própria população do Japão é prioridade.

A organização estuda, ainda, cortar o número de pessoas no estafe dos Jogos. A participação de turistas estrangeiros como voluntários também está em suspenso por hora, mas o Comitê Olímpico tende a vetá-la também. Novas reuniões serão realizadas no próximo mês para discutir medidas de segurança e de nível de público nas arenas olímpicas.

Os Jogos Olímpicos, adiados no ano passado devido à pandemia de Covid-19, estão programados para 23 de julho a 8 de agosto. Os Jogos Paraolímpicos estão previstos para ocorrer de 24 de agosto a 5 de setembro.

Pesquisas já haviam revelado uma resistência do público japonês quanto à vinda de espectadores internacionais para assistir aos Jogos, enquanto o país luta contra o fim de uma terceira onda da pandemia.







Últimas Notícias