Jantar em menos de uma hora: dicas para economizar tempo na cozinha

Por Redação

economizar tempo na cozinha
Foto: shutterstock

Não tem muito tempo livre para se dedicar ao jantar e quer economizar tempo na cozinha? Com as dicas de culinária rápida e os conselhos de uma especialista em criar receitas, você pode acelerar o processo e preparar as refeições em 60 minutos ou menos. 

Leia mais

+ Cozinhar com poucos ingredientes: 5 receitas fáceis
+ 4 dicas para cozinhar dentro de um motorhome
+ Nutrição esportiva: qual a melhor dieta para corredores?

Ali Slagle, que desenvolveu centenas de receitas prontas para a semana, tem todo o conhecimento especializado que você precisa para tornar os jantares em casa uma fáceis e uma delícia. O livro de receitas de Slagle, I Dream of Dinner (So You Don’t Have To) , é um companheiro útil para a semana e está repleto de receitas de 45 minutos, com apenas 10 ingredientes no máximo.

“Há tantos livros sobre culinária para a semana, mas quando eu olhei para eles, eu meio que achei besteira”, diz Slagle. “[A maioria] não parece receitas que eu possa realmente fazer todas as noites. Eu queria fazer um livro que você pudesse usar às 18h30, sem tempo para ir ao supermercado.”

Hoje à noite, em vez de ficar na frente da sua geladeira, quebrando seu cérebro para ter idéias de jantar que não levam horas para serem preparados, experimente as dicas de economia de tempo de Slagle.

Dicas para economizar tempo na cozinha

Identifique um ingrediente que você goste

Em vez de tentar encontrar uma receita de jantar que inclua vários ingredientes na despensa e na geladeira, Slagle sugere reformular sua abordagem. “Acho que identificar uma coisa que parece deliciosa – e isso pode ser uma erva ou até mesmo uma ideia geral – vai ajudar você a ficar animado para cozinhar e se mover um pouco mais rápido também”, diz ela.

Não gosta do que está na sua geladeira? Tente encontrar apenas um item que lhe interesse, ou um que você sabe que vai ser bom. 

“Acho importante cozinhar o que você sente vontade de comer”, diz Slagle. “Quando você cozinha algo só por cozinhar ou porque está na geladeira, pode ser difícil ficar animado para comer.”

Trabalhar com um único ingrediente oferece muitos pontos de partida e não limita o que você pode fazer. Todas as receitas de Slagle em I Dream of Dinner (So You Don’t Have To) vêm junto com apenas alguns itens-chave. “Dez ingredientes me deram flexibilidade suficiente para que eu pudesse fazer mais de um elemento, como um prato principal e um acompanhamento, ou um molho e o prato principal. Você ainda pode fazer vários componentes”, explica Slagle.

Pule a preparação dos ingredientes

As receitas de Slagle usam uma abordagem diferente da convencional: não há preparação dos ingredientes. Em vez disso, você cortar cebolas e descasca vegetais, como parte das etapas da receita. 

Você pode usar essa abordagem de economia de tempo com muitas receitas. Pule a preparação pré-cozimento e, em vez disso, tente enfrentar essas etapas enquanto seus vários componentes cozinham. Por exemplo, você pode cortar vegetais enquanto sua proteína cozinha; você pode preparar um molho enquanto o prato principal está no forno. 

Use um novo ingrediente para criar um sabor diferente

Quando você está preso em uma rotina, um novo ingrediente (ou um ingrediente usado de uma nova maneira) pode apimentar sua culinária. Procure algo que o empolgue e tente usá-lo em um prato que você fez antes.

Como sugere Slagle, “Você pode incorporar o novo ingrediente que deseja de um jeito que você goste. Você não precisa mudar toda a sua vida em torno deste ingrediente. O que você gosta de comer e como você pode incorporar essa coisa a isso?” 

Por exemplo, uma das receitas favoritas de Slagle do seu livro é um Sloppy Joes (uma espécie de sanduíche dos EUA) sem carne. Seus Sloppy Lennys são uma versão do original, sem o pacote de temperos e com lentilhas vermelhas no lugar da carne moída. Com apenas um novo ingrediente, um favorito da infância tornou-se uma refeição totalmente nova. 

Simplifique sua cozinha com multitarefas

Em vez de retirar uma panela separada para cada componente de uma receita ou repetir tarefas como água fervente, Slagle sugere agilizar seu processo. “Use certos elementos do prato de mais de uma maneira, ou use um determinado passo de mais de uma maneira”, explica ela. “[Por exemplo], ferva o macarrão com lentilhas ou com legumes; basicamente, uma panela de água fervente pode fazer muitas coisas ao mesmo tempo.”

Você também pode usar uma assadeira para assar vários ingredientes de uma só vez, reduzindo a quantidade de panelas que está usando e o tempo necessário para cozinhar uma refeição inteira. Onde quer que você possa combinar etapas ou cozinhar vários itens simultaneamente, você economizará tempo.

-Publicidade-