4 dicas para cozinhar dentro de um motorhome

Por Hannah Selinger, da Outside USA

Dicas para cozinhar no motorhome
Imagem: Oleh Slobodeniuk/iStock

Com a pandemia da Covid-19, viajar em vans e trailers tem sido uma das opções mais seguras para passeios. E embora hambúrgueres e lámen sejam ótimas refeições para os aventureiros, em um certo momento você vai querer subir o nível da sua culinária. A pergunta que fica é: qual é a melhor maneira de cozinhar um banquete quando você está confinado no pequeno espaço de um motorhome?

Veja como transformar a cozinha da van no destino de jantar dos seus sonhos!

1) Faça a preparação antes de sair

Os chefs profissionais referem-se à técnica de deixar tudo pronto para a cozinha como mise en place, ou “tudo em seu lugar”. Aplicar essa mesma metodologia à vida na estrada tornará a “culinária móvel” mais fácil. “A melhor jogada, ao viajar com pouca bagagem, é preparar o máximo possível antes de sair de casa”, diz Jeremy Blutstein, um chef particular indicado ao James Beard Award. “Deixar as coisas menores para levar com você é obviamente a melhor jogada”, diz Blutstein.

Leia mais

+ Engenheiro transforma Kombi em motorhome para viajar

+ Saiba como adaptar e viver em uma van

Ele sugere máquinas de vedação a vácuo para guardar proteínas e frutas. Se você não tiver esse equipamento, ainda pode dosar esses itens e selá-los em recipientes ou bolsas herméticas e reutilizáveis. Tire qualquer embalagem e transfira a comida para recipientes que economizam espaço (este também é um bom momento para pré-cortar os vegetais). Assim, diz Blutstein, ao chegar ao seu destino, tudo o que você precisa fazer é esperar que a água ferva.

2) Estoque de ingredientes multiuso

Leve potes com ingredientes flexíveis, como azeite de oliva, vinagre, sal, pimenta, manteiga e ervas saborosas (alecrim e tomilho, que duram muito tempo na geladeira, são boas escolhas) para cozinhar no motorhome. Blutstein também sugere molho de peixe, que é estável e adiciona uma profundidade incomparável de sabor. Em última análise, ele diz que é melhor selecionar um punhado de itens que cubram o básico do paladar: doce, salgado, azedo, picante e ácido. Ele recomenda mel, sriracha (ou outro tipo de molho apimentado) e um vinagre multiuso, como vinho tinto ou xerez, qualquer um dos quais pode servir como um grande bloco de construção para pratos simples, explica.

Em relação a facas, tudo que você precisa é de uma afiada de chef e uma faca pequena. E ao selecionar os produtos que você pretende levar, considere aqueles que podem ser usados ​​em uma variedade de pratos e que não precisam de refrigeração, como tomates, maçãs, cebolas, limões, alho, abacates e até cogumelos secos. No geral, diz Blutstein, os viajantes devem esperar um espaço de refrigeração limitado e planejar os alimentos de acordo com isso.

3) Construa uma pequena despensa

Você não precisa viajar com toda a sua cozinha, mas leve um pouco de farinha e açúcar, por exemplo. Nenhum deles requer refrigeração e podem ser combinados com manteiga e frutas frescas para criar, digamos, um bolo de frigideira rápido e sem forno. Opte por grãos que podem ser transportados em sacos, bem como vegetais secos ou congelados quando aplicável.

“Qualquer tipo de produto seco – arroz, massa, feijão ou qualquer coisa dessa natureza – limita a quantidade de refrigeração de que você precisa”, diz Blutstein. Carnes curadas como presunto e alimentos fermentados como kimchi, acrescenta ele, são ótimas adições a uma despensa para viagem, uma vez que oferecem grandes sabores nos pratos, mas geralmente não requerem refrigeração antes de serem abertos.

4) Aceite e abrace a limitação

Blutstein recomenda o planejamento de refeições combinadas quentes e frias, que se encaixam para as restrições de pequenas cozinhas. Servir uma refeição mista de alimentos quentes, frios e em temperatura ambiente, diz ele, torna o preparo mais fácil, pois pode haver maneiras mínimas de manter as coisas quentes em uma van. Isso pode significar um peito de frango grelhado com uma salada de verduras, ou mesmo costeletas refogadas servidas com uma salada de acompanhamento crocante ou em conserva.

Você também pode adotar pratos de uma única panela, fazendo ensopados, massas, peixes e pratos de vegetais usando um único equipamento. Pó de proteínas, como frango e peixe, na farinha antes de cozinhá-los tornará o molho que você produz na mesma panela mais espesso e melhor para grãos como macarrão e farro. Você vai precisar de uma panela mais funda para o macarrão, mas ainda pode cozinhá-lo, coar e criar um molho rápido com ingredientes de cozinha, tudo na mesma panela.

No fim das contas, quando você vai cozinhar em um motorhome, menos é definitivamente mais.

 

 







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo