Segue aumentando o número de casos de Covid-19 registrados entre funcionários do hotel em Hamamatsu onde está hospedada toda a delegação brasileira de judô para as Olimpíadas, tornando o local foco da doença. Já são cerca de nove casos informados frente a cinco registrados apenas um dia antes.
+ COB aumenta alerta após funcionários de hotel testarem positivo para Covid
+ Vila Olímpica de Tóquio é inaugurada
+ Tóquio entra em novo estado de emergência as vésperas das Olimpíadas
Além da delegação do judô, a cidade de Hamamatsu, que se localiza a 250 km da capital japonesa é a que terá a maior concentração de atletas brasileiros durante toda a realização dos Jogos. Outras oito cidades receberão atletas do Time Brasil, mas nenhuma delas tem, até o momento, tamanho nível de tensão por conta de casos positivos da doença informados.
Embora alarmantes, ainda há desencontro de dados oficiais. Jornais japoneses afirmam que sete novos casos foram confirmados – e essa é a informação oficial divulgada em coletiva de imprensa pela prefeitura da cidade. Um levantamento do UOL Esporte junto ao COB (Comitê Olímpico Brasileiro) aponta que seriam nove casos e, o jornal O Globo, informa que seriam nove positivos.
Por enquanto não há planos de transferir os atletas e oficiais brasileiros – que ocupam dois andares inteiros do prédio, e estão isolados – de local.
O diretor do COB, Jorge Bichara explicou que os resultados de infecção dos funcionários do hotel, considerado foco de Covid-19, surgiram antes dos atletas brasileiros de judô chegarem ao Japão, e os jornais japoneses afirmam que a maioria desses trabalhadores atua na cozinha e restaurante
“Antes da chegada da equipe, em uma área que não teve contato com nossos atletas, tivemos esses casos. Estamos em contato constante com a prefeitura e com a equipe e estamos seguros que o ambiente está controlado. O risco sempre vai existir, mas os riscos maiores não estão perto da nossa equipe”, esclareceu Bichara.
O judô brasileiro marcará presença nas Olimpíadas com 13 atletas, sete homens e seis mulheres, mas a delegação não está toda no Japão. O restante do time chegará à Tóquio nos próximos dias.