Homem morre tentando fazer trilha do Grand Canyon em calor extremo

Por Jake Stern, da Outside USA

Homem morre tentando fazer trilha do Grand Canyon em calor extremo
Foto: Levi Jones/Unsplash

Um homem de 55 anos de Manassas, Virgínia (EUA), morreu enquanto tentava fazer uma trilha clássica do Grand Canyon no sábado, 9 de setembro, disseram autoridades do Parque Nacional. Às 13h55, a equipe do parque recebeu uma chamada de emergência de um caminhante em perigo na trilha North Kaibab do cânion e enviou equipes para realizar um resgate.

+ EUA alertam visitantes sobre alces em parques: ‘pessoas foram gravemente feridas’
+ Ciclista profissional belga acorda de coma após quase morrer em acidente

De acordo com o National Park Service (NPS), o caminhante, identificado pelos funcionários do parque como Ranjith Varma, não respondeu logo após a ligação. Os espectadores iniciaram a RCP. Enquanto isso, a busca e resgate do NPS iniciou um resgate de helicóptero. “Dada a localização, manobras especializadas de helicóptero foram empregadas para permitir que os guardas-florestais assumissem o cuidado do caminhante, iniciando esforços avançados (sic) de suporte à vida”, disse um porta-voz do Parque Nacional de Grand Canyon.

Infelizmente, as equipes de resgate não conseguiram ressuscitar Varma. As autoridades não divulgaram a causa oficial da morte e o legista local não divulgou um relatório no momento da publicação desta matéria.

As autoridades disseram que Varma estava tentando completar a famosa caminhada de 34 km de borda a borda (“rim to rim”) do cânion em um dia no momento de sua morte.

+ As 11 melhores trilhas do Grand Canyon

Os caminhantes e corredores que tentam uma travessia de borda a borda em um dia (bem como aqueles que percorrem a trilha do Arizona) geralmente chegam ao Grand Canyon em maio, quando as instalações da Margem Norte normalmente estão abertas e o calor interno do cânion não é mas extremo. Mas este ano, começar tão cedo foi impossível.

O Grand Canyon, como grande parte da montanha a oeste deste ano, recebeu uma queda de neve recorde. Mais de 250 centímetros de neve cobriram o Parque Nacional este ano – 100 centímetros acima da média anual. Essa nevasca não apenas atrasou a abertura da Margem Norte, mas também causou extensos danos de deslizamento de rochas na trilha North Kaibab.

A queda de neve e a trilha danificada obrigaram as tripulações a adiar a abertura do acesso à Margem Norte até 16 de junho deste ano, com cerca de um mês de atraso. O atraso atrapalhou a temporada de primavera para caminhantes e corredores de ponta a ponta, forçando-os a completar caminhadas abreviadas ou adiar suas tentativas no final da temporada. No momento em que a trilha foi aberta, as temperaturas no cânion interno eram em média de 40,5 graus Celsius.

Um caminhante diurno morreu de mal relacionada ao calor em julho, enquanto caminhava na remota área de Tuweep do parque. A temperatura naquele dia estava “bem acima de 37 graus Celsius”, de acordo com o NPS.

Embora a trilha North Kaibab vá até a Margem Norte do Grand Canyon e seja uma das áreas mais frias do parque, as temperaturas internas do cânion no Phantom Ranch ultrapassaram os 37 graus. Junto com o relato da morte de Varma, funcionários do NPS alertaram os caminhantes para não caminharem no cânion interno durante o calor do dia, entre 10h e 10h e 16h.

Depois que a rota sai do North Kaibab Trailhead, ela desce cerca de 1.220 metros rapidamente em direção ao Cottonwood Campground. “A seção de 1,5 km do Túnel Supai até a Ponte Redwall que sempre será quente e ensolarada”, diz Stefan Ballek, gerente de programa da Wildland Trekking, que realiza caminhadas no interior do parque. Após a descida íngreme, o trilho abre-se para um vale mais amplo. “É uma seção quente e exposta, mas relativamente plana para o Grand Canyon, então você pode atravessá-la mais rapidamente”, continuou Ballek. Este é o trecho da trilha onde Varma foi encontrado pela equipe de resgate.

É extremamente raro que os parques nacionais fechem devido ao clima, e os parques não fecham devido ao calor extremo. Em vez disso, eles estão oferecendo recursos como Plan Like a Park Ranger e páginas da web informativas sobre doenças causadas pelo calor.

Embora a incompreensível onda de calor do Arizona pareça estar diminuindo lentamente, as temperaturas do final do verão ainda estão na casa dos 37 graus. Phoenix quebrou recordes de calor a torto e a direito este ano, com todos os 31 dias de julho ultrapassando 43 graus Celsius. O outono norte-americano está chegando e outubro normalmente apresenta a melhor janela em que tentativas de borda a borda são viáveis, com máximas médias na casa dos 26 graus.

“Quando você estiver abaixo da borda, o verão pode começar em abril”, diz Ballek. “Quanto mais tarde você puder avançar, melhor.”







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo