As 11 melhores trilhas do Grand Canyon

Por Mary Beth Skylis, para a Outside USA

As 11 melhores trilhas do Grand Canyon - Go Outside
Foto: Shutterstock

Preparando-se para sua primeira viagem ao icônico Grand Canyon e não sabe onde quais trilhas fazer? Nós te ajudamos. O local tem uma vida inteira de trajetos para escolher, desde vistas do topo do planalto até passeios à beira do rio, passando por camadas laranja e vermelhas brilhantes da história geológica. Mas, reduzimos para as 11 melhores caminhadas do parque. De trilhas diurnas em família a trekkings de aventura de uma semana pelo sertão remoto, com certeza haverá algo para sua próxima viagem.

+ Fotógrafa flagra vandalismo no Grand Canyon; autores podem ser presos
+ Explore o lado B do Grand Canyon em um trekking de quatro dias

11 trilhas para fazer no Grand Canyon

Trilhas diurnas

1. De Monument Point a Esplanade – Melhor passeio da Margem Norte

Comprimento: 15,6 km
Ganho de elevação: 868,7 metros
Tipo de rota: Ida e volta
Dificuldade: Muito difícil

Esta rota selvagem desce da remota Margem Norte através de uma abundância de flores de cactos antes de seguir para a escalada de slickrock. A partir da Bill Hall Trail, ladeada por zimbros, desça por uma travessa exposta e depois por outra saliência de arenito (use os abundantes apoios para as mãos) antes de emergir na Esplanade, um planalto de rocha aberto empoleirado entre a borda e o fundo do desfiladeiro.

2. North Kaibab Trail – Melhor vista da montanha
Comprimento: 13 km
Ganho de elevação: 2.384 metros
Tipo de rota: Ida e volta
Dificuldade: Difícil

Desça da Margem Norte para ver os picos de São Francisco nesta ida e volta. Há alguns pontos nesta trilha para fugir do sol do deserto: o Túnel Supai de 6 metros de comprimento, um buraco impressionante que atravessa uma seção saliente da parede do cânion, e Roaring Springs, onde a água corre para fora do penhasco.

3. Skeleton Point – Melhor vista de dentro do Canyon
Comprimento: 10,6 km
Ganho de elevação: 894,5 metros
Tipo de rota: Ida e volta
Dificuldade: Moderada

Embora comece na movimentada Margem Sul, esta caminhada desce rapidamente para um ponto de vista no meio do desfiladeiro, onde o maior barulho que você ouvirá é do vento e do rio lá embaixo. Com vista para o rio e canyons em todas as direções, Skeleton Point é o ponto perfeito para apreciar o tamanho do Grand Canyon.

4. Widforss Trail – Melhor trilha fácil no Grand Canyon
Comprimento: 16 km
Ganho de elevação: Menos de 152 metros
Tipo de rota: Ida e volta
Dificuldade: Moderada

Esta trilha é um caminho plano raro no Grand Canyon. Ao longo da Margem Norte, a Trilha Widforss oferece vistas panorâmicas do Trono de Wotan e do Templo de Zoroastro, bem como dos distantes picos de São Francisco. Bônus: Este caminho através da floresta perene e de álamos permanece agradável e fresco enquanto o deserto abaixo assa.

5. Bright Angel Trail – A clássica caminhada diurna no Grand Canyon
Comprimento: 29,6 km
Ganho de elevação: 1.295 metros
Tipo de rota: Ida e volta
Dificuldade: Moderada

O Bright Angel é uma trilha para escolher sua própria aventura, repleta de vistas incríveis do início ao fim. Você não precisa percorrer os 29,6 km completos para ter uma caminhada espetacular aqui: você passará por um oásis pontilhado de orquídeas e vários painéis petróglifos apenas nos primeiros 8 km. Sentindo-se ambicioso? A trilha continua até o fundo do cânion, onde você pode se conectar com o resto da trilha Rim to Rim.

Trilhas noturnas no Grand Canyon

6. Powell Plateau – Melhor pernoite no Grand Canyon para solitude
Comprimento: 13 km
Ganho de elevação: 600 metros
Tipo de rota: Ida e volta
Dificuldade: Moderada

Quer escapar das multidões no Grand Canyon? Você encontrará a solitude neste passeio de ida e volta para Powell Plateau, um planalto remoto de floresta de pinheiros que se eleva a 1,6 km acima do rio Colorado, perto da borda norte do cânion. São apenas 4 km da trilha até o planalto, mas você vai querer passar alguns dias explorando a trilha isolada ao longo da borda, onde as ponderosas se abrem para vistas profundas da cabine principal e vários abismos laterais estreitos.

7. Yaki Point para Phantom Ranch – Melhor pernoite no fundo do Grand Canyon 
Comprimento: 20,4 km
Ganho de elevação: 1.803 metros
Tipo de rota: Ida e volta
Dificuldade: Moderada

Amarre-se no início da trilha de South Kaibab e desça imediatamente para a barriga da Margem Sul do Grand Canyon. Ao longo do caminho, a rota passa por O’Neill Butte e Skeleton Point. Na parte inferior, atravesse a Black Bridge, uma ponte suspensa sobre o rio Colorado, e siga para oeste em direção ao Phantom Ranch e à foz do Bright Angel Canyon.

8. Deer Creek Loop via Cranberry Route – Melhor pernoite off-trail
Comprimento: 39,2 km
Ganho de elevação: 2.379 metros
Tipo de rota: Ida e volta
Dificuldade: Muito difícil

Regra nº 1 no Grand Canyon: Deixe as trilhas e você evitará as multidões. Regra nº 2: Caminhar cross-country no Big Ditch é muito, muito difícil. Este circuito desafiador tem porções significativas de off-trail, e sugerimos fortemente que apenas mochileiros com pelo menos cinco ou mais anos de experiência, habilidades de escalada de classe 4 e técnicas sólidas de mapa tentem. Mas a recompensa é um parque que poucos caminhantes podem experimentar. Sem trilhas ou acampamentos estabelecidos em grande parte da rota, as chances de avistar animais selvagens, como carneiros-selvagens, são muito maiores, e você pode desfrutar de vistas panorâmicas das falésias de arenito e da queda abrupta do rio Colorado abaixo.

9. Trilha Rim to Rim (R2R) – Melhor viagem noturna clássica ao Grand Canyon
Comprimento: 37,5 km
Ganho de elevação: 4.789 metros
Tipo de rota: Ida e volta
Dificuldade: Difícil

Se você acampar na margem oposta e retornar no dia seguinte, ou dividir a rota em um ponto a ponto de dois dias com uma barraca ao lado do rio Colorado, o R2R é uma trilha na lista de vida de muitos caminhantes ambiciosos. As vistas do fundo do desfiladeiro até a borda compensarão a queimação em suas pernas nesta caminhada pesada.

Trekkings de vários dias

10. Grandview para South Kaibab via Tonto Trail – Melhor ponto a ponto
Comprimento: 43 km
Ganho de elevação: 2.970 metros
Tipo de rota: Ida e volta
Dificuldade: Difícil

Desça cerca de 1.220 metros em apenas 4 km de ziguezagues de Grandview Point a Horseshoe Mesa, uma mesa em forma de bumerangue com penhascos de calcário Redwall esburacados. E isso é apenas o primeiro dia. Na manhã seguinte, trace a borda do desfiladeiro cada vez mais profundo até a Tonto Trail, com fantásticas vistas do meio do desfiladeiro a cada passo do caminho. Olhando para a borda norte, você pode ver o trono de Wotans e o templo de Vishnu. No último dia, suba de volta ao South Rim na South Kaibab Trail e observe o parque se abrir ao seu redor a cada ziguezague.

11. Hermit’s Rest para Phantom Ranch – Melhor tour no Grand Canyon 
Comprimento: 65 km
Ganho de elevação: 4530 metros
Tipo de rota: Ida e volta
Dificuldade: Difícil

Comece com as vistas abrangentes do cânion em Hermit’s Rest, depois desça no cânion em direção a um conjunto de corredeiras no rio Colorado para iniciar esta rota e continue em um passeio por quase tudo o que o Grand Canyon tem a oferecer. Do rio, suba de volta ao Tonto Plateau para ver panoramas da região do cânion e, em seguida, siga para os oásis verdejantes da Bright Angel Trail.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo