Ciclista profissional belga acorda de coma após quase morrer em acidente

Por Outside USA

Ciclista profissional acorda de coma após quase morrer em acidente
Nathan van Hooydonck no Tour de Oman de 2019. Foto: A.S.O./Pauline Ballet

Nathan van Hooydonck, ciclista belga da equipe holandesa Jumbo-Visma, acordou de um coma induzido depois de se envolver em um acidente de carro com “risco de vida”.

+ Vomitando sangue sob 900 metros: espeleólogo é resgatado após 9 dias preso em caverna da Turquia
+ O dia em que Lewis Hamilton quase morreu em Pipeline

Relatórios do jornal belga Gazet van Antwerpen afirmaram que Van Hooydonck estava dentro de seu carro esperando em um cruzamento na cidade de Kalmthout, na Bélgica, por volta das 8h30 da manhã de terça-feira (12). Sua esposa grávida estava no banco do passageiro ao lado dele.

O piloto do Jumbo-Visma teria passado mal e acidentalmente pressionou o pedal do acelerador de seu carro, fazendo-o entrar no cruzamento e provocar um acidente que deixou cinco veículos danificados.

“O motorista foi ressuscitado no local e levado ao hospital em estado de risco de vida”, disse o policial local Patrick De Smedt logo após o acidente. “Sua esposa grávida, que estava sentada ao lado dele, não ficou ferida, mas também foi levada ao hospital.”

Van Hooydonck, 27, é um dos principais pilotos clássicos e rouleur domestiques da Jumbo-Visma. O belga participou das duas vitórias do Jumbo-Visma no Tour de France e ficou em segundo lugar este ano em Kuurne-Brussel-Kuurne.

O ciclista foi transportado para um hospital local e colocado em coma induzido.

O piloto da Jumbo-Visma, Attila Valter, revelou na terça-feira, após completar a etapa 16 da Vuelta a España, que a condição de Van Hooydonck está melhorando. “Ouvimos no final da subida que Nathan está acordado e bem”, disse Valter. “Isso foi o que ouvi no rádio.”

Três pessoas que estavam nos outros carros, incluindo uma criança, sofreram ferimentos leves. O cruzamento está totalmente bloqueado e vários carros foram rebocados.

Diretor da Jumbo-Visma na Vuelta a España: ‘Nossos pensamentos estão em outro lugar’

A equipe Jumbo-Visma está atualmente inundando as manchetes da Vuelta a España.

O piloto norte-americano Sepp Kuss lidera uma corrida da Jumbo-Visma ao pódio na digressão espanhola, com Primož Roglič e Jonas Vingegaard nos degraus do pódio após a 16ª etapa de terça-feira.

O diretor da equipe, Grischa Niermann, atualizou o GCN sobre ao Tour espanhol na manhã de terça-feira. “Não sabemos mais do que está na mídia”, disse Niermann a um grupo de repórteres do lado de fora do ônibus de sua equipe.

“Aparentemente ele sofreu um acidente e teve que ir ao hospital. Ele está lá agora, acho que em coma induzido. São notícias muito duras para nós e para os pilotos. Nossos pensamentos estão com ele e sua namorada, todos esperamos e desejamos o melhor.”

Jumbo-Visma chega à terceira e última semana de La Vuelta, à beira de uma reviravolta histórica nas grandes turnês da temporada.

Niermann disse à GCN que seus pilotos enfrentaram um dia difícil com a bike na terça-feira. “É claro que nossos pensamentos estão em outro lugar. Mas ainda assim temos a camisa de líder na Vuelta e vamos continuar a lutar. Espero que os meninos possam mudar de mentalidade assim que subirem na moto”, disse ele. “Mas esta é uma manhã muito difícil para nós.”

Vingegaard venceu o cume de terça-feira (12) em Bejes e prestou homenagem a Van Hooydonck em sua entrevista de vitória.

“Estou muito feliz por vencer hoje”, disse Vingegaard na linha de chegada. “Recebemos notícias terríveis esta manhã e eu queria ganhar para meu melhor amigo hoje. Felizmente recebemos boas notícias sobre o estado dele e isso é um grande alívio para mim e para a equipe. Espero que ele se recupere logo.”







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo