EUA alertam visitantes sobre alces em parques: ‘pessoas foram gravemente feridas’

Por Outside USA

EUA fazem alerta sobre alces nos parques: 'pessoas foram gravemente feridas'
Foto: Freepik

Autoridades do Parque Nacional de Yellowstone, nos EUA, emitiram recentemente um alerta aos visitantes, incentivando-os a ficar longe dos alces durante o cio, que normalmente vai de meados de setembro a outubro.

+ Ciclista profissional belga acorda de coma após quase morrer em acidente
+ As mulheres, que já trabalharam neste parque nacional, agora estão proibidas até de visitá-lo

As autoridades declararam: “Os alces são imprevisíveis durante esta época do ano e pessoas ficaram gravemente feridas”. Por esse motivo, os funcionários do parque estão incentivando os visitantes a ficarem a 23 metros de distância dos animais e a evitarem chegar perto para tirar fotos.

Os alces são mais propensos a emitir os seus sons característico no cio, o que é uma das razões pelas quais os visitantes se aglomeram para testemunhar esses animais no outono dos EUA. De acordo com funcionários do Parque Nacional das Rocky Mountains, o som permite que os alces machos desabafem enquanto liberam feromônios para suas contrapartes fêmeas. Os alces machos também são mais propensos a travar chifres no outono para demonstrar domínio e parecerem mais atraentes para as fêmeas, o que pode criar uma oportunidade única de observação para os entusiastas da vida selvagem.

Embora a exibição do cio possa ser fascinante de se observar, ela também pode colocar os visitantes em risco. Durante a época de acasalamento, os alces são conhecidos por serem particularmente agressivos tanto para os humanos como para os veículos. Frequentemente, eles cobram qualquer coisa que chegue muito perto deles e da fêmea dos alces. Para exibir agitação, os alces podem bater no chão, se debater em arbustos e direcionar seus chifres em sua direção.

As estimativas sugerem que existem de 10.000 a 20.000 alces vivendo no Parque Nacional de Yellowstone. Durante o cio, é mais comum avistar rebanhos nas cordilheiras ao norte do parque.

O alerta do Serviço Nacional de Parques dos EUA chega poucos meses depois de uma série de encontros perigosos com animais selvagens. Em abril de 2023, um homem foi atropelado por um alce enquanto mexia no telefone. Dois meses depois, os visitantes capturaram um vídeo de um alce atacando um turista que estava um pouco perto demais para seu conforto.

Os alces geralmente tentam ficar longe dos humanos, mas seu comportamento pode ser difícil de prever. A época de acasalamento aumenta ainda mais o potencial de agressão masculina, tornando a investida ainda mais arriscada. Se um alce atacar, os funcionários do parque sugerem que os visitantes se coloquem atrás de um objeto grande, como um carro ou um prédio, para evitar o contato.