Aprender a nadar para o triatlo pode ser uma tarefa assustadora, é de longe a mais técnica e desafiadora para aprender mais tarde na vida. Mas não tema, estamos aqui para ajudar a guiá-lo pela água. Reunimos nossas principais dicas para aprender a nadar para o triatlo.
+ Iguape, Ilha Comprida e Cananéia: um roteiro pelas praias, dunas e natureza reservada
+ Dia Mundial do Turismo e a emancipação das mulheres na estrada
+ Bota Pra Correr: meus primeiros 10km conhecendo a paradisíaca São Miguel dos Milagres
+ 7 praias brasileiras para aprender a surfar
Como aprender a nadar quando adulto
Aprender a nadar como um adulto não é apenas fisicamente desafiador, mas também pode ser carregado de alguns medos muito reais, e muitas vezes são esses medos que são as maiores barreiras. Morgon Latimore é um instrutor de “adulto aprender a nadar” do US Masters Swimming e treinador de triatlo da Ironman University.
“Quando os adultos aprendem a nadar, trazem consigo uma vida inteira de experiências, que podem ser positivas e negativas”, afirmou. “Esta é uma das razões pelas quais as crianças parecem tão destemidas 99% do tempo quando estão na água – elas ainda não foram expostas a nenhuma experiência negativa.”
Primeiro, o medo de aprender a nadar para o triatlo
Para aqueles que têm medo da água, Latimore os inicia enfrentando esses medos. Para fazer isso, encontre um treinador ou instrutor de natação que seja paciente, empático e compassivo.
“Não crie expectativas”, disse ele. “Busque apenas se comprometer com o processo.”
E embora esse processo possa parecer diferente dependendo do atleta, se você está trabalhando para não ter medo, Latimore recomenda estas etapas:
- Uma vez na água, fique na parte rasa e comece com algumas adaptações básicas na água: colocar o queixo, a boca, o rosto, metade da cabeça e depois toda a cabeça debaixo d’água.
- Sopre bolhas na superfície e depois debaixo d’água – por alguns segundos.
Segurando-se na lateral da piscina, mergulhe a cabeça na água, sopre algumas bolhas e volte para cima. Repita de três a seis vezes. - Ainda segurando-se na parede, pratique a posição aerodinâmica, acostume-se com o corpo flutuando na água. Gentilmente introduza alguns chutes.
- Quando você se sentir confortável, repita esta aerodinâmica/flutuação sem se segurar na parede e comece a adicionar alguns deslizamentos para a frente, praticando o deslizamento na parede.
- Em seguida, é hora de focar na respiração. De pé na parte rasa, respire com o rosto na superfície da água e a cabeça voltada para o lado mais confortável. Expire suavemente ao virar a cabeça para a água em direção ao fundo da piscina. Ao virar para o lado para inspirar, vire apenas o suficiente para tomar fôlego, com um dos óculos/olho saindo da água.
- Em seguida, avance para chutar a parede, segurando-se na parede com os braços estendidos, rosto na água, olhos baixos e virando a cabeça para respirar quando necessário, como você fará ao nadar em estilo livre.
Por onde começar ao aprender a nadar para o triatlo
É claro que nem todo mundo que aprende a nadar quando adulto tem grandes medos a superar – algumas pessoas simplesmente precisam se familiarizar com a água e aprender a técnica correta.
Para esses nadadores, a treinadora Megan Melgaard, que trabalha com o programa de natação de triatlo Tower 26, com sede em Los Angeles, aconselha o foco nestes elementos-chave:
Posição do corpo
Concentre-se em ativar seu núcleo e manter a posição adequada da cabeça com o olhar voltado para o fundo da piscina. A posição da cabeça deve ser neutra, com os olhos voltados para baixo, não para a frente. Pratique manter a parte de trás da cabeça, quadris e calcanhares na superfície da água para manter o corpo “tenso”.
Alinhamento
Mantenha o alinhamento com a mão entrando na água diretamente na frente do ombro. Puxando durante a braçada, mantenha o braço movendo-se através de seu respectivo “canal de mão”, não permitindo que o braço cruze sua linha central ou varra muito longe em qualquer ponto.
Propulsão
A posição dos dedos, a tensão da mão e do punho são elementos propulsores críticos. O objetivo é criar uma força firme e poderosa, agarrando-se à água para movê-la para trás e impulsioná-lo para a frente. Se os dedos estiverem muito afastados, o pulso estiver flácido e/ou a força adequada não for aplicada na água, sua natação ficará comprometida.
Erros comuns que novos nadadores cometem
À medida que você começa a nadar, provavelmente terá alguns dos mesmos desafios e cometerá alguns dos mesmos erros que outros nadadores iniciantes – mas isso não é necessariamente ruim! Isso significa que podemos ficar atentos a esses erros de formulário, muitos dos quais estão relacionados:
Pernas afundando
Quando suas pernas se arrastam mais abaixo do que o resto do corpo, isso cria arrasto e diminui sua velocidade. Isso geralmente é causado por não ter a cabeça na posição correta.
Posição ruim da cabeça
Os novos nadadores costumam manter a cabeça muito alta, o que faz com que os quadris caiam e as pernas afundem.
Desalinhamento do corpo
Isso acontece com mais frequência quando seus quadris serpenteiam ou balançam enquanto você nada, o que geralmente é causado pela rotação excessiva de sua cabeça quando você a vira para respirar.
Claro, não há uma maneira fácil de saber se você está cometendo erros se não tiver um treinador, instrutor ou alguma forma de feedback ao vivo. Mesmo se você tiver um treinador, conseguir que alguém grave um vídeo seu pode ser incrivelmente útil.
Quando se trata de aprender a nadar para o triatlo, a prática leva à perfeição
Depois de dominar o básico, é hora de praticar. O fundador e treinador principal da Tower 26, Gerry Rodrigues, tem dois passos básicos que espera que os nadadores principiantes dominem antes de se concentrarem na técnica e preparação física:
- Ser capaz de respirar para o lado e manter a cabeça na água.
- Certifique-se de que a braçada do seu nado livre seja um movimento propulsivo subaquático, pegando e puxando a água, seguido de sua mão saindo da água e retornando ao seu ponto de entrada.