As Olimpíadas começaram oficialmente e muitas modalidades estão confirmadas para disputar neste grande evento esportivo. E é claro que a Vela não poderia ficar fora desse grande evento. Então se você ainda não entende muito sobre o esporte ou até mesmo quer entender como ele funcionará na capital japonesa, aqui você encontra o guia completo!
+ Guia das Olimpíadas: tudo sobre ciclismo em Tóquio
+ Ciclismo de estrada: 6 nomes para ficar de olho
+ Olimpíadas começam nessa sexta (23); saiba onde assistir ao surf
As embarcações estão presentes na história do mundo há bastante tempo, e o uso de barcos a vela chegaram nas competições relativamente a pouco tempo. A origem do esporte surgiu na Holanda, no século 17, com um tipo de embarcação chamado “jaghtstchip”.
O esporte era chamado de ‘iatismo’ até o ano de 2000, e já era integrado ao programa dos Jogos desde a Era Moderna, em 1896 em Atenas. Mas por conta da falta de atletas para competir nesta modalidade, o esporte só foi disputado oficialmente em 1900, em Paris. Depois disso, muitas vertentes do esporte saíram e entraram na disputa olímpica.
Aqui no Brasil a Vela ganhou espaço em 1906, logo depois da fundação do Yacht Club Brasileiro, em Botafogo, no Rio de Janeiro. A primeira prova nacional foi feitam apenas em 1935.
Regras da Vela
A Vela nos Jogos Olímpicos possuem entre 10 e 12 regatas, que podem variar de acordo com a classe, além de uma medal race, que fornece pontuação dobrada aos atletas. Apesar de isso parecer vantajoso, nesta modalidade o sistema de pontuação é invertido, ou seja, o atleta que acumular menos pontos ganha.
Já o esquema das regatas é definido pela organização, que faz uma linha imaginária com dois barcos para definir o ponto de largada e o de chegada. Dependendo do clima, as regatas podem acabar sendo adiadas ou até mesmo canceladas, se não houver vento.
Além disso, as embarcações devem conter as mesmas dimensões, assim o resultado pode ser determinado exclusivamente pelo talento e pela estratégia dos atletas.
Programação da Vela nos Jogos Olímpicos
As regatas da Vela iniciam no dia 24 de julho à 0h e vão até 4 de agosto, em oito categorias. Para acompanhar todos os horários e datas de forma completa, é só dar uma olhadinha na tabela disponibilizada pelo próprio site das Olimpíadas.