Publicidade

Grupos de corrida que promovem a diversidade e que você precisa conhecer

O universo da corrida é fascinante e democrático. Para começar a praticar o esporte, basta um bom tênis e disposição para encarar a rotina de treinos. 

Além dos benefícios para a saúde física e mental, a corrida também é uma atividade sociável, que conecta e aproxima pessoas de todas as tribos. 

Veja também
+ As provas de corrida mais divertidas do mundo
+ Como a corrida pode melhorar o desempenho atlético em outras modalidades
+ Consciência Negra: 5 nomes que fazem a diferença na vida outdoor

Por isso, se correr é bom, correr em grupo é ainda melhor. Quando o treino é com mais gente, ganhamos fôlego extra em busca de boas marcas e conquistas pessoais.

Além de estimular a performance e qualidade de vida, alguns grupos de corrida também espalham alegria e irreverência, promovendo diversidade, igualdade e inclusão social pelas ruas do Brasil.

Abaixo, separamos 7 grupos de corrida e assessorias esportivas que estão alinhados a esse movimento, impulsionando o esporte de forma mais leve e inspiradora.

Corre pra ver (@corre.praver)



Com sede em Belo Horizonte (MG), o Corre Pra Ver propicia o prazer da corrida e da caminhada para pessoas com deficiência visual. Tudo é feito por meio de guias voluntários, o que faz o projeto ser inclusivo e aberto para todos.

Seven Runners Crew (@sevenrunnerscrew)



Referência quando o assunto é “running crews” em São Paulo, o Seven Runners está sempre disposto a apresentar novos ângulos da metrópole aos corredores. A ideia é tirar as pessoas do sofá, para que cada vez mais gente conheça e pratique o esporte com amizade e irreverência. 

Projeto Mulher (@projeto_mulher)

Essa assessoria esportiva é pioneira para mulheres que buscam um estilo de vida saudável através de treinos de corrida e caminhada. Uma das principais características do Projeto Mulher é o treino outdoor, convidando as participantes a saírem de ambientes fechados como casas, escritórios e academias. 

Pernas Caipiras (@pernascaipiras)

Com uma rede de mais de 150 voluntários corredores, o Pernas Caipiras tem sede na acolhedora Piracicaba, no interior paulista. Seu objetivo é incentivar e promover a inclusão social de pessoas com deficiências por meio da corrida. 

Núcleo Aventura (@nucleo_aventura)

O Núcleo Aventura é uma assessoria esportiva focada em treinos de corrida e caminhada para quem busca superar seus limites e melhorar a condição física. O diferencial são os treinos ao ar livre, que acontecem em parques, praças, clubes de São Paulo ou no preservado Fazendão de Juquitiba (SP).


Calma Clima (@calmaclima)

Quem costuma andar pelas ruas de Belo Horizonte nas terças-feiras à noite possivelmente já se deparou com um animado grupo de corredores pelo caminho. É o coletivo “Calma Clima”, que conta com aproximadamente 400 participantes e tem como objetivo se exercitar de maneira divertida, trabalhando temas como o foco e a sustentabilidade.

Colors In Kona (@colorsinkona)

O Colors In Kona é um projeto social criando pelo vitorioso triatleta Thiago Vinhal, onde o lucro de cada peça vendida na loja é revertido em uma cesta básica para as crianças do projeto, que conta com treinos de corrida, natação e ciclismo. Hoje são mais de 70 famílias recebendo o auxílio, mantendo as crianças matriculadas nas escolas e conquistando boas notas.







Mais Conteúdos

Como se manter em forma sem a corrida

Fazendo uma pausa na corrida? Aqui está como se manter em forma. Não se preocupe. Você pode manter seu nível de condicionamento físico mesmo...

O guia definitivo de eletrólitos para corredores

Quando os níveis de eletrólitos caem demais, seu desempenho pode ser prejudicado. Evite essa queda ajustando sua ingestão de nutrientes Existem inúmeras bebidas no mercado...

Barkley Marathons 2025 não tem nenhum finisher; esta é a 25ª vez em 40 anos

O percurso venceu a Barkley Marathons 2025. Ou, na verdade, deveríamos dizer que o vencedor é o fundador da prova, Gary "Lazarus Lake" Cantrell. Pela...

Volta ao mundo: ultramaratonista brasileiro vai atravessar 30 países nos cinco continentes

O ultramaratonista brasileiro Alexandre Sartorato está prestes a desafiar, mais uma vez, os limites do corpo humano. Primeiro atleta a completar uma volta ao mundo...