Não consegue parar de tomar café? Nem eu. Aliás, faço parte daquele clube do “Não fale comigo até que eu tenha tomado meu pretinho”. Mas também acredito firmemente que uma caneca de café pode trazer benefícios que vão muito além de seus poderes de aumento de energia.
Leia mais:
+ 4 benefícios do café para a corrida
+ Café demais faz mal, mas quanto é café demais?
+ O que comer no café da manhã? Veja escolhas saudáveis
O café, bem como a água com limão, é frequentemente apresentado como um ingrediente que pode beneficiar tudo, desde a saúde do coração até a resistência do treino e o metabolismo. No entanto, é difícil discernir se há alguma verdade por trás dessas grandes alegações.
Então, perguntei ao Dr. Ali Rezaie, gastroenterologista, autor de The Microbiome Connection e cofundador do The Good LFE , por que o café é considerado tão benéfico. Aqui estão quatro benefícios surpreendentes apoiados:
1. O café é rico em compostos orgânicos
“O café é uma mistura de vários compostos orgânicos, incluindo antioxidantes e fitoquímicos, que têm um ou vários efeitos benéficos”, explica o Dr. Rezaie. Ele observa que esses compostos podem ter benefícios potencialmente significativos para a saúde, como alterar a agregação plaquetária e diminuir as chances de coágulos sanguíneos.
Individualmente, antioxidantes e fitoquímicos podem trazer um potente soco para a saúde. Você já conhece os antioxidantes como os nutrientes que combatem os radicais livres encontrados em frutas e vegetais, no entanto, pesquisas sugerem que eles também podem trazer benefícios para sua saúde mental. E os fitoquímicos podem ajudar no envelhecimento físico saudável e aliviar a inflamação .
Você obterá esses compostos orgânicos úteis tanto do café com cafeína quanto do descafeinado. Como o Dr. Rezaie aponta, “ Um estudo recente mostra que o café descafeinado funciona tão bem quanto o café com cafeína na diminuição da taxa de mortalidade”.
2. A saúde do seu fígado pode se beneficiar do café
Se você deseja manter seu fígado em boa forma, o café pode ser a chave. A Universidade de Chicago observa que o café pode retardar a progressão da doença hepática, potencialmente compensar uma dieta rica em gordura e reduzir as cicatrizes no fígado. Um hábito diário de café pode ajudar a limitar os danos gerais ao fígado acumulados ao longo dos anos.
O café também pode ser particularmente bom para indivíduos com doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), com pesquisas sugerindo que beber duas ou mais xícaras por dia pode levar a menos danos ao fígado. Como explica o Dr. Rezaie: “Não sabemos exatamente como o café ajuda na doença hepática gordurosa. No entanto, na prática clínica, juntamente com a perda de peso, geralmente recomendamos café para pacientes com DHGNA, se eles o tolerarem. ”
3. O café pode ajudá-lo a viver mais
“Vários estudos observacionais mostraram que o café está associado à longevidade”, diz o Dr. Rezaie. Um em particular, de acordo com a Harvard Health , descobriu que indivíduos que bebem até oito xícaras por dia podem ter um risco ligeiramente menor de morte precoce em comparação com não bebedores.
No entanto, Dr. Rezaie ressalta que ainda não foi determinado como esse benefício é exercido.
Se você espera colher esse benefício, considere o que está misturando ao seu café. Enquanto adicionar alguns leites pode não fazer diferença, outros extras populares podem ter o efeito oposto. “Não há evidências de que misturar café com leite ou leite vegetal afete seus efeitos benéficos”, ressalta o Dr. Rezaie. “[Mas] adicionar cremes muito doces e gordurosos pode ser prejudicial. Um estudo recente mostrou que a adição de açúcar artificial pode tirar os efeitos benéficos do café em relação à longevidade.”
4. Beber café pode equilibrar seu microbioma
Pode parecer que o café é difícil para o intestino com base em como ele pode fazer as coisas se moverem. Mas a verdade é que é realmente bom para o seu intestino – e para o seu microbioma em geral.
“O café é um estimulante para os movimentos do intestino. Onde quer que os movimentos do intestino sejam coordenados e organizados, o microbioma permanece mais equilibrado”, diz Dr. Rezaie. “Esta pode ser uma das razões pelas quais o café oferece benefícios de saúde a longo prazo, dado o papel integral do microbioma intestinal na saúde e na doença.”
Preocupado com a forma como o café pode afetar você se você estiver vivendo com uma condição que torna difícil beber? Esta bebida não é tudo para um microbioma equilibrado. “Aqueles que não toleram o café, seja por refluxo, azia ou desconforto abdominal, devem ficar longe do café. Existem várias outras maneiras de se manter saudável”, aconselha o Dr. Rezaie.